O professor Jefferson Drezzet, do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, foi indicado ao Prêmio Claudia 2019. Jefferson concorre na categoria “Eles por Elas”, que destaca figuras masculinas que contribuíram para mudanças sociais significativas para as mulheres ao longo de suas carreiras.

Foto: Julia Rodrigues/CLAUDIA.
A indicação ressalta o trabalho realizado no Pérola Byington que se tornou referência nacional no atendimento de vítimas de violência sexual, unindo acompanhamento médico e psicológico à assistência social. Um ponto de destaque é a realização do aborto em casos de estupro sem causar constrangimento para a vítima.
O professor reconhece que os movimentos feministas nortearam o modelo proposto no hospital e ajudaram a humanizá-lo. Pessoas de outros estados do Brasil procuram pelo atendimento já que em seus lugares de origem isso não acontece.
“Depois de tantos anos ouvindo as histórias mais horríveis sobre violência sexual, sei que não estamos fazendo bondade, mas cumprindo um dever” diz Jefferson para a jornalista Letícia Paiva.
Para votar no professor Jefferson Drezzet e ler a entrevista, acesse a matéria completa.