
Imagem: klimkin/Pixabay.
A tese de doutorado “Efeitos à saúde por exposição aos agrotóxicos em trabalhadores rurais envolvidos em agricultura familiar no Brasil”, de autoria do pesquisador Rafael Junqueira Buralli, buscou analisar a exposição de trabalhadores rurais a agrotóxicos e de que maneira isso impactou na capacidade respiratória dessas pessoas.
Sob orientação da professora Helena Ribeiro, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP, o pesquisador verificou que houve uma diminuição da capacidade respiratória desses indivíduos em comparação com pessoas não expostas aos agrotóxicos, a pesquisa também aponta que 90% dos entrevistados apresentou algum sintoma agudo dessa exposição (irritações nas mucosas, dor de cabeça, taquicardia, câimbras e etc.) e 70% apresentaram sintomas crônicos de exposição (alterações no sono, irritabilidade e dificuldade de concentração e raciocínio).
A tese de Rafael foi destaque no portal da BBC Brasil, no portal Época Negócios e no portal Terra.
As reportagens referem-se aos resultados parciais que Rafael obteve em seu doutorado, ainda não publicado. É possível conferir sua dissertação de mestrado Avaliação da condição respiratória em população rural exposta a agrotóxicos no município de São José de Ubá, Estado do Rio de Janeiro aqui.