Ciclo de eventos Outubro Negro discute condições de vida e saúde da população negra no Brasil

Imagem: Divulgação.

Debater as condições de vida e saúde da população negra no Brasil, bem como os efeitos do racismo e a luta antirracista, é o principal objetivo da segunda edição do evento “Outubro Negro” que acontecerá na FSP/USP.

Organizado pelo Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus, Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade e pela Dra. Érica Peçanha do Nascimento, contando com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Saúde Pública/ USP, o evento contará com intervenções artísticas, mesas de debate e oficinas.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Semana 1 – 02 de outubro

– 17h30 às 18h30: Intervenção artística de abertura com Grupo Batekerê.

– 19h às 21h: Mesa 1: Quem ganha com a militarização? Violência do Estado e saúde da população negra.
Com Débora Maria, do Coletivo Mães de Maio, e Mônica Seixas, deputada estadual integrante da Bancada Ativista.

Semana 2 – 16 de outubro

– 17h30 às 18h30: Oficina – Saúde integral: corpo, resistência e identidade nas letras do rap Com Yanelys Abreu Babi.

– 19h às 21h: Mesa 2: Saúde mental e racismo.
Com Emiliano de Camargo, do Instituto AMMA Psique e Negritude, e João Américo, da Aliança Pró-Saúde da População Negra.

Semana 3 – 30 de outubro

– 17h30 às 18h30: Intervenção artística com Comunidade Cultural Quilombaque.

– 19h às 21h: Mesa 3: Produção intelectual e ativismos negros no campo da saúde.
Com Maria Inês Silva Barbosa, pioneira nas discussões sobre racismo na área de Saúde Coletiva.

Onde: Faculdade de Saúde Pública da USP – Av. Dr. Arnaldo 715 (Metrô Clínicas)
Realização: Departamento Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade e Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus
Apoio: Comissão de Cultura e Extensão Universitária (Ccex/FSPUSP)
Informaçõescoletivonegrofsp@gmail.com