Nupens/USP lança o Estudo NutriNet Brasil

Imagem: Nupens/USP

O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) lança o Estudo NutriNet Brasil, que acompanhará 200 mil voluntários de todo o país. Participe!

• O que é o NutriNet Brasil?

O estudo acompanhará por dez anos características da alimentação e do estado de saúde de 200 mil pessoas residentes nas diferentes regiões do Brasil. O propósito é identificar os principais padrões de alimentação praticados no país e analisar a relação desses padrões com o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.

• Qual é a importância do NutriNet Brasil?

A alimentação exerce enorme influência sobre a saúde das pessoas, em particular sobre o risco de doenças crônicas. Entretanto, mais do que o consumo de um ou outro alimento de forma isolada, é o padrão de alimentação das pessoas, considerando quantidades e proporções dos diferentes grupos de alimentos, que vai definir o risco de doenças. Estudos semelhantes, realizados em países europeus por exemplo, identificaram que a “dieta mediterrânea” protege contra várias doenças crônicas, enquanto nos Estados Unidos a chamada “dieta ocidental” ou “dieta fast-food” aumenta esse risco. E no Brasil? É justamente isso o que queremos saber!

• Como participar?

Para participar do estudo, basta ter pelo menos 18 anos de idade, residir no Brasil, ter acesso à internet (via celular ou computador) e fazer um rápido cadastro na plataforma digital da pesquisa. Nessa mesma plataforma, o participante responde o questionário inicial do estudo (cerca de 5 minutos). Notificações por e-mail ou SMS avisarão quando novos questionários estiverem disponíveis para preenchimento. Todos os dados fornecidos ficarão armazenados sob absoluto sigilo no sistema InterNuvem USP. Clique aqui para participar!

• Quem são os pesquisadores do NutriNet Brasil e quem financia o estudo?

A equipe do estudo inclui pesquisadores de várias unidades da USP (Saúde Pública, Medicina, InCor), de outras universidades (UFBA, UFMG, UFPel, UFRGS, UNIFESP) e de outros centros acadêmicos do país (Fiocruz Rio de Janeiro e Bahia; Instituto Nacional do Câncer – Inca). O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de edital do Ministério da Saúde (Decit/CGAN).

Assista ao vídeo sobre o Estudo NutriNet Brasil!

Siga o Nupens/USP nas redes sociais:

Facebook | @NutriNetBrasil

Instagram | @nutrinetbrasil