A  |  A+ |  A-
Professora Maria Laura Louzada, da FSP, dá entrevista sobre o Estudo NutriNet Brasil

Imagem: Pixabay.

A professora Maria Laura Louzada, do Departamento de Nutrição da FSP/USP e também pesquisadora do Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde), foi entrevistada pelo Jornal da USP para falar sobre o Estudo NutriNet Brasil, lançado no dia 27/01.

NutriNet Brasil é o maior estudo sobre padrão alimentar no Brasil e será realizado com 200 mil voluntários durante 10 anos. A professora explica que saber qual o padrão alimentar do brasileiro ajudará a identificar características da alimentação que aumentam ou diminuem o risco de doenças muito frequentes, como obesidade, diabete, hipertensão, doenças do coração e câncer.

Estudos semelhantes já foram feitos em outros países, e Louzada destaca a importância do estudo ser feito no Brasil: “A alimentação é determinada pela cultura, história e hábitos das pessoas e não necessariamente é possível aplicar resultados de outro país que não seja dentro do próprio. Por isso, é muito importante estudar qual é o padrão alimentar dos brasileiros. Além de descobrir quais as características desse padrão, que possui variação regional e que vai proteger a saúde dos próprios brasileiros”.

Para ouvir a entrevista completa, clique aqui.