A  |  A+ |  A-
Docente da FSP/USP fala sobre o tempo de atividade do coronavírus e a interação ente remédios e o Covid-19

O professor Eliseu Waldman, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, concedeu duas entrevistas ao Estado de S. Paulo para esclarecer dúvidas e boatos sobre o Covid-19.

Na primeira entrevista, respondendo perguntas do público, o professor diz que o coronavírus permanece no ar por até 3 horas e que não há um consenso científico sobre qual temperatura seria suficiente para inativá-lo.  Ele ainda explica que a possibilidade de transmissão por meio de produtos de delivery não está descartada.

Já na segunda entrevista, Waldman e outros pesquisadores falam sobre os cuidados que devem ser tomados na interação entre remédios e o Covid-19: “Nunca é recomendável ter ‘farmácias’ dentro de casa. A primeira recomendação é conversar com um farmacêutico, que é o profissional mais acessível à população. É ele que pode dizer se, de acordo com os sintomas, é possível recomendar algum medicamento isento de prescrição – no caso de gripe, por exemplo –, ou se deve haver algum encaminhamento ao serviço de saúde”.

 

Para acessar a matéria sobre a atividade do coronavírus, clique aqui.

Para acessar a matéria sobre o uso de medicamento, clique aqui.