A  |  A+ |  A-
Pesquisador da FSP aborda na Rádio USP desafios do Vigitel, maior inquérito de saúde no monitoramento de doenças crônicas do Brasil

Rafael Moreira Claro, pesquisador da FSP/USP.

O pesquisador Rafael Moreira Claro, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, faz parte do projeto Vigitel, o maior inquérito de saúde do Brasil, que une Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Moreira foi entrevistado pela Rádio USP para falar sobre o funcionamento e desafios do projeto.

Clique aqui para ouvir a entrevista completa.

 

Projeto Vigitel

O objetivo do Vigitel é monitorar a prevalência/distribuição de doenças crônicas no Brasil e que envolvam fatores de risco comportamentais. Por serem comportamentais, eles podem ser mudados de acordo com políticas públicas. No entanto, para o governo conseguir, de fato, ajudar a população, uma pesquisa reunindo diversas perguntas relacionadas à rotina do povo brasileiro é necessária e, de acordo com Moreira, a dificuldade mora exatamente nessa questão: como incluir o maior número de pessoas em um país continental como o Brasil?

Por isso, a partir de 2006, o governo começou a utilizar inquéritos telefônicos para cobrir as capitais dos 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal. Moreira explica, na entrevista, como é feito o contato com as pessoas, como os dados são usados pelo Ministério da Saúde e quais são os futuros planos.

 

Fonte: Jornal da USP.