A  |  A+ |  A-
Anis, alho e gengibre não combatem COVID-19, alerta pesquisador da FSP USP

Imagem: Pixabay.

Nestes tempos de desespero coletivo em função da pandemia de COVID-19, quem não recebeu em seus whatzaps e redes sociais, diversas fake news, prometendo a cura através das formas e opções mais variadas possíveis. É preciso desconfiar destas promessas e notícias falsas e se apoiar em opiniões de especialistas e cientistas de instituições credenciadas.

Pós-doutorando pela Faculdade de Saúde Pública (FSP)  da USP e Pesquisador Associado do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA/FSP) da USP, o biólogo  Dr. Julino Rodrigues Soares, alerta para o fato de que não existem estudos que comprovem que plantas como anis, alho e gengibre, possam combater o coronavírus. O alerta foi publicado no artigo “O uso de plantas em surtos epidêmicos” de autoria dele e da pesquisadora Ana Cecília Carvalho – doutora em Ciências da Saúde, publicado no Boletim Planfavi – Sistema de Farmacologia em Plantas Medicinais do Centro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Em seu artigo, Julino afirma que “para pacientes sem contraindicação, pode-se usar essas plantas como complemento de outras medidas, como o auto isolamento e hábitos saudáveis, incluindo a boa alimentação e a qualidade do sono, mas nenhuma planta deve ser divulgada como capaz de curar a Covid-19. Até que medidas eficazes sejam desenvolvidas, o mais importante é que medidas básicas sejam seguidas, como, por exemplo, a lavagem frequente das mãos”.

  • Veja aqui, o artigo na íntegra:

Fonte: Boletim Planfavi/CEBRID/UNIFESP.