A  |  A+ |  A-
7º webinar FSP-USP: “Como ampliar os testes para COVID-19 no Brasil? Quais estratégias e recursos são necessários?”
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Data: 29 de abril de 2020

Horário: das 10h às 12h

Link para participar: https://zoom.us/j/93936278223

Link para solicitar o certificado  de participação do 7° Webinar FSP-USP:  https://bit.ly/359QHVm

Ao anunciar as duas ações primordiais para evitar ampliação da circulação do novo coronavírus, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou: “Temos uma simples mensagem: testem, testem, testem. Todos os casos suspeitos. Se eles derem positivo, isolem”.

Na mão contrária, o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta declarou que a testagem em massa era “desperdício”. Mas o novo ministro da pasta, Nelson Teich, entra em cena repetindo o mote da OMS. Tanto que um dos últimos movimentos do Ministério da Saúde foi dobrar as aquisições previstas e articular com o setor privado grandes montantes de doações tanto do teste tipo RT-PCR (biologia molecular), quanto dos testes rápidos (sorologia). 

Por outro lado, a ciência e a experiência de outros países mostram que o caminho ideal é testar o paciente “certo” na hora certa.

O 7º webinar promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP dentro do contexto da COVID-19 acontece no dia 29 de abril, às 10h, com especialistas que irão debater questões cruciais sobre o tema. “Por que o Brasil testa tão pouco?”. “Há recursos para testar mais?” “Com qual qualidade?”; “Para que é feito cada teste e qual a diferença entre eles?. “Os testes são fundamentais para decidir como e quando deve ser interrompido o distanciamento físico?”    

Palestrantes:

Dimas Covas – Instituto Butantan e USP Ribeirão

Luiz Fernando Brígido – Instituto Adolfo Lutz

Marco Krieger – FIOCRUZ

Debatedores:

Júlio Croda – Especialista em C&T Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Mato Grosso do Sul

Ivan França Junior – FSP-USP

 Mediação – Tatiana Toporcov – Departamento de Epidemiologia da FSP-USP