A  |  A+ |  A-
Em artigo no Le Monde Diplomatique, docente de FSP esclarece conceito de determinantes sociais da saúde

Imagem: Site do Le Monde Diplomatique – Brasil.

No artigo “O uso espúrio do conceito de determinantes sociais da saúde“, Marco Akerman (FSP/USP) e Samuel J Moysés (PUCPR/UFPR) publicado no jornal francês “Le Monde Diplomatique – Brasil”, elucidam o significado do conceito de Determinantes Sociais na Saúde (DSS), utilizado por Nelson Teich, no seu discurso de posse como ministro da Saúde.

Marco Akerman é  Professor Titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx.) da FSP-USP e pesquisa avaliação de políticas, programas e serviços; determinação social; intersetorialidade e promoção da saúde, na área de saúde coletiva.

No artigo, os autores chamam a atenção para o fato de que o novo ministro é médico de formação, com especialização em Oncologia e “Health Economics for Health Care Professionals”, mas que “tais credenciais não o fazem, necessariamente, um expert na área transdisciplinar e multiprofissional da Saúde Coletiva, em que o conceito de DSS é amplamente conhecido e utilizado”. Atentam que formuladores de políticas e gestores/tomadores de decisão em sistemas de saúde, no Brasil ou no exterior, utilizam cada vez mais a linguagem relacionada aos DSS, talvez como um escudo retórico, em suas estratégias economicistas visando “otimizar” os custos da atenção em saúde e exercer controles gerenciais restritivos no setor público e/ou privado. “Porém, o conceito usado deste modo é frequentemente embaralhado e mal compreendido, tornando-o conflitante e confuso. “

  • Leia aqui, o artigo na íntegra:

Fonte: Site do Le Monde Diplomatique – Brasil.