A  |  A+ |  A-
Mais de 50 milhões podem estar com acesso precário a alimentos no Brasil, mostram palestrantes do 8º webinar FSP-USP. ASSISTA O VÍDEO.

A Caixa Econômica registrou até o dia 4 de maio o total de 97 milhões de pedidos de cadastros de brasileiros para receber o auxílio emergencial do Governo Federal em decorrência da pandemia da COVID-19, ao passo que o número oficial de pobres estimados no Brasil é de 54 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso sugere uma lacuna nos dados oficiais sobre a situação de renda do brasileiro, evidenciando, num momento de pandemia, um enorme contingente de pessoas que podem não estar acessando alimentos de qualidade e de forma segura.

“Insegurança alimentar e nutricional em tempos de COVID-19: desafios e estratégias emergentes” foi o tema debatido por especialistas convidados pela FSP-USP para o 8º webinar, realizado no dia 05 de maio.

Segundo a professora Patrícia Constante Jaime, titular do Departamento de Nutrição da FSP-USP, do total de pedidos de auxílio emergencial, apenas 50 milhões tiveram seus cadastros aprovados e o restante, por motivos diversos, ainda aguarda aprovação. 

“É provável que a grande maioria está em situação de dificuldades por causa da pandemia e a resposta é que devemos acelerar essa política de transferência de renda. Minha expectativa é de que devemos construir o debate não apenas sobre o auxílio emergencial, mas sobre a renda básica do brasileiro”, dado que há inúmeras famílias numa situação de grande fragilidade e insegurança alimentar no Brasil, especialmente nesse momento de pandemia.

O 8º webinar FSP-USP, realizado no dia dia 5 de maio, já está disponível no Canal da FSP-USP no Youtube. Contou como palestrantes, além da professora Patrícia, Darklane Dias, subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte (MG), e Evelin Minowa, nutricionista da Alimentação Escolar do Município de Piracicaba (SP). A mediação foi da professora Maria Laura Louzada, do Departamento de Nutrição da FSP-USP e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS) da FSP-USP. 

Assista ao vídeo na íntegra e siga o Canal da FSP-USP no YouTube!