Em tempos de COVID-19, os profissionais da enfermagem viraram nossos heróis. Ganharam homenagens e canções nas janelas, além de agradecimentos públicos pelo Papa Francisco e o Primeiro Ministro britânico Boris Johnson. No dia 12 de maio é celebrado o dia Internacional da Enfermagem, ou Dia do Enfermeiro, e a Faculdade de Saúde Pública da USP homenageia e agradece a esses especialistas que de longe representam o maior contingente de profissionais da saúde na linha de frente do combate à COVID-19.
Ao arriscar a vida para salvar outras durante a pandemia, muitas vezes foram alvo de preconceitos, assim como muitos profissionais da saúde. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual de trabalhadores da saúde afetados pela COVID-19 varia entre 8% e 10% no mundo.
Numa homenagem apresentada pela professora Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, que é docente na Escola de Enfermagem (EE) da USP e também da FSP-USP, onde coordena o estudo Saúde, Bem Estar e Envelhecimento (SABE), a EEUSP traz em seu site uma programação especial voltada a esse profissional. São vídeos preparados por docentes da EEUSP, documentários e depoimentos, incluindo uma saudação do Secretário Geral das Nações Unidas, Dr Antonio Guterres. A homenagem é apresentada na página da EEUSP pela professora Yeda
Confira a homenagem e a programação neste link.