A  |  A+ |  A-
“Amazonas na pandemia: olhares cruzados desde a antropologia” é o tema do 14º webinar FSP-USP

Em continuidade à 2ª temporada de webinares da FSP-USP, no dia 10 de junho, às 14h, um time de pesquisadores de diferentes instituições se debruçam sobre o tema “Amazonas na pandemia: olhares cruzados desde a antropologia”. A fim de entender o que o Brasil está fazendo com o Sars-CoV2, o painel irá se pautar pela diversidade cultural, social, econômica e política do Brasil, em busca de respostas além do campo científico. 

De acordo com os organizadores, o seminário pretende contribuir em duas frentes, em que uma discute os diferenciais do Estado do Amazonas, e a outra dialoga com a saúde pública a partir de olhares interdisciplinares da antropologia.

O professor José Miguel Nieto Olivar, do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP-USP, irá mediar o debate, que traz como expositores a antropóloga social Flavia Melo, professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM);  Rodrigo Oliveira Braga Reis, docente no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutorando em antropologia social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Francinéia Fontes Baniwa, da Federação da Organizações Indígenas do Rio Negro e doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Fabio Magalhães Candotti, docente e pesquisador do grupo de pesquisa Ilhargas, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Pedro Moutinho, perito em antropologia – Ministério Pública Federal do Amazonas. A debatedora será a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e coordenadora do Grupo Temático Saúde Indígena (GTSI/Abrasco), Ana Lúcia Pontes. 

 

14º webinar FSP-USP “Amazonas na pandemia: olhares cruzados desde a antropologia” 

Palestrantes:

Flávia Melo – professora na Universidade Federal do Amazonas e doutoranda em antropologia social na USP;

Rodrigo Reis – professor na Universidade Federal do Amazonas e doutorando PPGAS do Museu Nacional-UFRJ 

Francinéia Fontes Baniwa – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro e doutoranda no PPGAS do Museu Nacional-UFRJ 

Fabio Candotti –  docente e pesquisador Ilhargas/Universidade Federal do Amazonas

Pedro Moutinho – perito em antropologia – Ministério Público Federal do Amazonas

Debatedora: 

Ana Lúcia Pontes – ENSP/FIOCRUZ; GT Saúde Indígena ABRASCO

Mediação: 

José Miguel Nieto Olivar – FSP

 

Assista a série de webinares  no Canal da FSP-USP no YouTube. Siga nossas redes sociais.