A  |  A+ |  A-
Autoridades de saúde da Argentina debatem no 18º webinar FSP-USP as estratégias do país contra a COVID-19

Marcado para o dia 3 de julho (sexta-feira), a partir das 9h30, o 18º webinar FSP-USP traz como tema “A resposta da Argentina para o enfrentamento da pandemia da COVID-19: lições para Brasil”.  Para debater as estratégias argentinas na pandemia, o 18º webinar FSP-USP conta com a participação da dra. Carla Vizzotti, vice-ministra da Saúde da Argentina, a dra. Analia Rearte, diretora Nacional de Epidemiologia e Análise da Situação de Saúde do Ministério da Saúde da Argentina, e do dr. Juan Manuel Castelli, director nacional de Controle de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde da Argentina.

Entre outras medidas, a fiscalização intensa é uma das estratégias argentinas para conter a pandemia de COVID-19. Para se ter uma ideia, os trabalhadores de serviços essenciais que necessitaram circular em transportes públicos na capital, Buenos Aires, tiveram uma surpresa na segunda-feira, dia 29. A intensificação do bloqueio e do controle em locais públicos trouxe aglomerações inesperadas em algumas estações de trem, conforme informou o Jornal Clárin, na edição de 29 de junho. Em contrapartida, as passagens para trens argentinos poderão ser reservadas online. 

A epidemia da COVID-19 foi confirmada na Argentina no dia 3 de março de 2020, com 10.636 pessoas infectadas. A primeira morte diretamente ligada ao vírus ocorreu em Buenos Aires no dia 7 de março de 2020. O Governo daquele país decretou isolamento social, preventivo e obrigatório  no dia 20 de março e já prorrogou a quarentena várias vezes, atualmente estendida até o dia 28 de junho, com algumas flexibilizações.

De acordo com as atualizações diárias do site https://www.worldometers.info/coronavirus/#countries, o Brasil está em segundo lugar no ranking de contágio, com 1,344 milhão de casos e mais de 57 mil mortes, logo atrás dos Estados Unidos (mais de 2,657 milhões e mais de 128 mil mortes). A Argentina tinha 10.302 casos e o total de 1.142 mortes até o dia 29 de junho.

18º webinar FSP-USP “A resposta da Argentina para o enfrentamento da pandemia da COVID-19: lições para Brasil”

Data: 3 de julho de 2020

Horário: 9:30

Palestrantes:

Dra. Carla Vizzotti – Vice-Ministra da Saúde da Argentina

Dra. Analia Rearte – Diretora Nacional de Epidemiologia e Análise da Situação de Saúde – Ministério da Saúde da Argentina 

Dr. Juan Manuel Castelli – Director nacional de Controle de Doenças Transmissíveis – Ministério da Saúde da Argentina

Debatedora: Deisy Ventura – FSP-USP

Mediação – Marco Akerman – FSP-USP

 

Foto na home – Reprodução/Clarin: Jornal argentino Clarín destaca medidas de combate à pandemia