A  |  A+ |  A-
UOL Notícias destaca a confusa governabilidade da crise sanitária no Brasil, com análise da professora Deisy Ventura

Enterros de indígenas mortos pela COVID-19 no cemitério Parque da Saudade, em São Gabriel da Cachoeira (AM). (Foto: Paulo Desana/Dabakuri/Amazônia Real/09/05/2020/Flickr)

“O Brasil tinha tudo para ser uma das melhores respostas do mundo (à COVID-19). Temos algo que é ambicionado pelo mundo, que é a cobertura universal de saúde. Somos o único país em desenvolvimento que tem um sistema de acesso universal e gratuito com uma grande extensão e capilaridade em todo o território nacional. Bastaria ter um investimento pontual significativo dentro deste sistema já estruturado”. A fala é da professora Deisy Ventura, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em reportagem publicada no UOL Notícias, na edição do dia 01 de julho.

A gestão da crise sanitária da pandemia tem sido “caótica” e “criminosa”, classifica a professora, apontando também a confusão criada nas esferas federativas, estaduais e municipais num momento em que deveria “todos deveriam estar unidos”, afirma a professora.

A reportagem completa pode ser lida pelo link: https://bit.ly/2VCcmlq