Boletim de Direito Sanitário traz em sua publicação de estréia temas sensíveis que afetam a todos na pandemia

Acaba de ser publicado o primeiro número do Boletim de Direito Sanitário: caminhos para a efetivação do direito humano à saúde, uma co-produção do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da FSP-USP, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (NAP-DISA-USP). A primeira edição, com o tema “COVID-19: direitos humanos & políticas de saúde”, sumariza informações relevantes sobre o atual momento de pandemia.

Na edição de estréia, nove artigos sucintos explicam e analisam com linguagem direta a questão da gestão da informação, a trajetória das medidas sanitárias implementadas no Brasil, a saúde mental na pandemia e outros pontos sensíveis que têm afetado a todos nesse momento.

“Se algo positivo pode ser extraído da situação atual, certamente é o avanço exponencial com que ferramentas tecnológicas como inteligência artificial, internet das coisas, big data e blockchain estão sendo integradas à ações epidemiológicas, de vigilância e assistência à saúde”, traz o artigo assinado por Renata Rothbarth, intitulado “Como a COVID-19 pode contribuir para o avanço da saúde digital no Brasil”.

Segundo os editores, a publicação pretende dialogar não apenas com pesquisadores e operadores do direito sanitário, mas também com os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), com os diversos movimentos da sociedade civil organizada e outros segmentos que venham a ter relevância para os temas tratados.

O boletim terá veiculação periódica e será um espaço aberto para troca de ideias e busca de soluções criativas para que o Brasil possa caminhar rumo à plena efetivação do direito à saúde.

O acesso ao boletim é gratuito e seu conteúdo pode ser conferido na íntegra neste link.