O papel da Jornada Universitária da Saúde na formação multiprofissional é tema do 27º webinar FSP-USP

“Jornada Universitária da Saúde: a graduação e a extensão universitária na formação interdisciplinar em saúde” é o tema deste 27º webinar FSP-USP, que promoverá um debate sobre o campo de formação e a prática em saúde, tendo como pano de fundo as experiências vividas por estudantes e docentes envolvidos com a Jornada Universitária da Saúde (JUS). A JUS é uma atividade de extensão universitária da qual já participaram em torno de 1000 alunos em 12 anos desde a criação do projeto. Marcado para o dia 1º de setembro, às 17h, este encontro buscará debater o importante papel das atividades de extensão universitária na formação interdisciplinar da graduação.

A JUS é uma das atividades de extensão universitária da Universidade de São Paulo, cujo papel é levar os conhecimentos e as práticas da academia para a sociedade. No caso específico da JUS, os estudantes “jornadeiros” passam por experiências multiprofissionais e interdisciplinares na área da saúde, geralmente realizadas em cidades do interior do país, preferencialmente em comunidades mais carentes.

O cuidado em saúde requer uma sólida formação teórico-prática e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho colaborativo e em equipe. A JUS tem contribuído com esta formação humanitária e visão multiprofissional. A iniciativa de alunos e docentes tem possibilitado um olhar ampliado da realidade e da prática profissional.

Foto na home: Sophia Furucho Rabelo/Arquivo Pessoal

Transmissão pelo Canal da FSP-USP no YouTube

3ª temporada de webinares FSP-USP

27º webinar FSP-USP “Jornada Universitária da Saúde: a graduação e a extensão universitária na formação interdisciplinar em saúde”

Data: 1º de setembro de 2020

Palestrantes

Letícia Marques da Silva – ex-jornadeira do ciclo de Alto Alegre, atualmente enfermeira. Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a JUS, problematizando a disponibilidade dos jornadeiros na educação interprofissional em saúde.

Larissa Prechedes – discente de Farmácia e Bioquímica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. Estagiária na área de Farmacovigilância e Pesquisa Clínica. Atuou como jornadeira em 2019 e atualmente é membro da coordenação da JUS.

Carlos Amauri Nicikava – coordenador de Saúde na Prefeitura Municipal de Fernando Prestes (SP)

Felipe Daiko – sanitarista, mestrando em Saúde Pública pela FSP-USP.  Coordenador da equipe multiprofissional dos Hospitais de Campanha de Santo André. Participou da JUS como jornadeiro em 2014 e como coordenador 2015.

Marco Akerman – médico, professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP; presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da FSP-USP; atual coordenador da JUS.

Mediação

Helena Akemi Wada Watanabe – professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde. Coordenadora JUS de março de 2015 a julho de 2020.