Estudo avalia desempenho de métodos para estimar as necessidades energéticas em idosos

Foto: Arquivo pessoal.

Avaliar a precisão de equações preditivas para estimar as necessidades energéticas em idosos e testar a validade de novas equações preditivas para essa faixa etária é o objetivo do estudo “Estimando as necessidades energéticas diárias totais em idosos independentes e não-institucionalizados: validade de equações preditivas e modelagem de uma nova abordagem”. O estudo é oriundo da dissertação de mestrado da nutricionista Laís Duarte Batista – Mestranda em Nutrição em Saúde Pública pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, sob orientação da Profa. Regina Mara Fisberg, que atua junto ao Grupo de Pesquisa em Avaliação do Consumo Alimentar (GAC/USP – site: www.gac-usp.com.br).

O artigo de autoria de: Lais Duarte Batista, Natasha Aparecida Grande De França, Karina Pfrimer, Mariane de Mello Fontanelli, Eduardo Ferriolli e Regina Mara Fisberg – pesquisadores vinculados ao GAC e ao Laboratório de Espectrometria de Massa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMUSP-RP), foi publicado em 19/08/2020 no European Journal of Clinical Nutrition, uma revista internacional do grupo Springer Nature, de alto impacto na área de nutrição.

A ideia da pesquisadora em fazer este estudo veio da percepção de que a estimativa acurada das necessidades de energia é crucial para a manutenção da saúde e prevenção da desnutrição e/ou obesidade em idosos.

Este estudo transversal testou a validade de equações preditivas para a gasto energético em idosos publicadas anteriormente (DRIs – IOM e Vinken et al.), além de desenvolver novos modelos preditivos utilizando dados de idosos de São Paulo. Foram desenvolvidos três modelos preditivos com base em dados de água duplamente marcada, um biomarcador de referência para a mensuração do gasto energético total dos indivíduos.

Os resultados corroboram o uso das equações preditivas previamente publicadas para estimar as necessidades energéticas na amostra de idosos brasileiros investigada. Estudos futuros têm o potencial de explorar o uso dos novos modelos desenvolvidos para avaliar as necessidades energéticas desse grupo etário. Os idosos avaliados são participantes do estudo “Inquéritos de Saúde de São Paulo – ISA Capital 2015” ,estudo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Universidade de São Paulo.

A pesquisadora relata que “o envelhecimento é um processo com importantes mudanças fisiológicas nas quais a nutrição desempenha um papel essencial. Existe um declínio na massa magra e na taxa metabólica basal com a idade, associado a um aumento da gordura corporal. Essas mudanças levam a uma redução nas necessidades de energia e, consequentemente, nas necessidades de nutrientes. Atender as necessidades dietéticas é, portanto, crucial para a manutenção da saúde, qualidade de vida e principalmente importante para prevenir a desnutrição ou obesidade em idosos”.

Laís Duarte Batista é mestranda em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/USP. Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2017). Foi bolsista de Graduação Sanduíche no Exterior na University of Rhode Island – EUA (2014-2015) e na Universidade do Porto, Portugal (2016). Realizou estágio de verão na Harvard T.H. Chan School of Public Health em 2015, com foco em consumo alimentar, processamento e rotulagem de alimentos. Atua nas áreas de inquéritos alimentares, epidemiologia nutricional e métodos de avaliação do consumo alimentar da população.

Mais informações e entrevistas para a imprensa com Laís, pelo e-mail: laisduarte@usp.br