Pesquisadores da FSP USP avaliam impactos da doença entre profissionais da saúde em pesquisa ICPCovid Brasil

Arte: Logotipo da pesquisa ICPCovid.

A pesquisa realizada pelo International Citizen Project Covid-19 (ICPCovid) entra em uma nova etapa. Os pesquisadores vão estudar os impactos da Covid-19 na vida dos profissionais de saúde. O questionário para que trabalhadores da saúde possam contribuir com a pesquisa está disponível neste link: https://www.icpcovid.com/pt-br/covid-19-e-trabalhadores-da-saude

O ICPCovid é um consórcio internacional formado por 20 países com o objetivo de estudar o comportamento e as condições de vida da população durante o período de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus. É liderado pelo Prof. Dr. Robert Colebunders, da Universidade de Antuérpia, na Bélgica. No Brasil, o projeto é liderado pela ex-aluna da Faculdade de Saúde Pública, a bióloga epidemiologista Dra. Edlaine Faria de Moura Villela, Professora da Universidade Federal de Jataí/Goiás e conta com uma rede de colaboradores, entre eles o Dr. Eliseu Alves Waldman e a Dra. Ana Paula Sayuri Sato, ambos Professores da Faculdade de Saúde Pública da USP, e a Dra. Rossana Verónica Mendoza Lopez, também ex-aluna da instituição.

Segundo a equipe do projeto, o foco agora é avaliar a saúde e o bem-estar dos profissionais de saúde durante este período de crise de saúde pública. Os resultados da pesquisa podem embasar a formulação de sugestões para implementação imediata, bem como estratégias de médio a longo prazo para conter a infecção, minimizando o impacto sobre os profissionais de saúde.

Fonte: Prof. Eliseu Waldman.