A  |  A+ |  A-
Núcleo de estudos da USP emite nota sobre pedido de revisão no “Guia Alimentar para a População Brasileira”

Imagem: Capa do Guia Alimentar

De acordo com o órgão, documento do Ministério da Agricultura que pede urgente revisão sobre classificação dos alimentos consumidos pelos brasileiros não possui evidências científicas

Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, um dos órgãos responsáveis pela elaboração do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicou uma nota nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, em resposta ao ofício do Ministério da Agricultura (Nota Técnica nº 42/2020) que solicita ao Ministério da Saúde urgente revisão do estudo. O pedido de revisão contém críticas à classificação de alimentos utilizada pelo Guia Alimentar e à recomendação quanto a evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. De acordo com o Nupens, o documento é amparado por uma nota técnica sem evidências científicas.

O guia foi realizado a partir da cooperação técnica entre a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde, o Nupens e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Confiara aqui, a nota oficial do NUPENS , publicada no Jornal da USP:

Fonte: Jornal da USP – Atualidades