Outubro Negro AMEFRICANIDADES Potências Negras no Brasil terá seu 4º e último encontro no dia 27/10
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Realizado anualmente desde 2018 na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o Outubro Negro é um ciclo de eventos voltado para a discussão das condições de vida e saúde da população negra, bem como dos efeitos do racismo e da luta antirracista no Brasil. Protagonizado por docentes, pesquisadores e ativistas negras e negros, visa atender a demanda de estudantes da FSP-USP por maior contato com a produção intelectual negra e suas contribuições para os campos científico, político e cultural.

O evento é organizado pela FSP-USP e pelo Coletivo Negro Maria Carolina de Jesus.

Este ano o evento acontece nos dias  07, 14, 21 e 27 do Outubro.

Transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube

OUTUBRO NEGRO 2020 – AMEFRICANIDADE – Potências Negras no Brasil

Mesa: O pensamento e o legado de Lélia Gonzalez

Data: 07 de outubro de 2020

Horário: das 19h às 21h

A mesa visa apresentar a trajetória de Lélia Gonzalez, bem como suas contribuições intelectuais e políticas para os estudos raciais e de gênero no Brasil. Com Elizabeth Viana, socióloga, com mestrado em História Comparada. Cofundadora da Ação Negra de Nilópolis, ex-aluna e pesquisadora da obra e do legado de Lélia Gonzalez.

20h30 – Apresentação artística de abertura: Nega Duda, cantora, referência do samba de roda baiano na capital paulista, dedica-se à preservação da cultura afro-brasileira e dos cantos dos orixás.

Palestrante:  Elizabeth Viana

Mediadoras: Thays Nascimento Souza e  Maria Fernanda Paiva Gonçalves dos Santos

Roda Preta: Trajetórias inspiradoras no Brasil

Data: 14 de outubro de 2020

Horário: das 19h às 21h

Na roda de entrevista intitulada Roda Preta – Trajetórias Inspiradoras no Brasil, a convidada Giovana Xavier falará sobre sua tão rica trajetória como acadêmica e ativista. O objetivo é evidenciar a contribuição de trajetórias pretas para os campos nos quais elas se constituíram e serem fontes de inspiração a outros.

Com Giovana Xavier, historiadora, professora da UFRJ, idealizadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras Visíveis, autora do livro Você pode substituir mulheres negras como objeto de estudo por mulheres negras contando as suas próprias histórias.

Palestrante: Giovana Xavier

Debatedores (entrevistadores): Caio Pereira dos Santos e Tarsila Guimarães

Mesa: Travessias Literárias Afro-Diaspóricas

Data: 21 de outubro de 2020

Horário: das 19h às 21h

A proposta é refletir sobre os aspectos que envolvem a produção e a circulação das obras artísticas e intelectuais de autoria negra na diáspora. Com Denise Carrascosa, professora da UFBA e líder do Grupo de Pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro; e Dinha (Maria Nilda Mota), pós-doutoranda no IEB-USP, professora da rede pública, escritora e editora da MeParió Revolução.

Palestrantes:

Denise Carrascosa França

Dinha – Maria Nilda Mota

Debatedora: Érica Peçanha

Roda Preta: Potências Negras e Bem Viver

Data: 27 de outubro de 2020

Horário: das 19h às 21h

Roda de entrevista sobre saberes, cuidados, potências e formas de bem viver ancestrais. Com Clélia Prestes, psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude e doutora em Psicologia Social pela USP; e Sueide Kintê, jornalista griô, terapeuta e criadora de conteúdo que dissemina conhecimento acerca de asè, autocuidado e bem viver.

20h30 – Apresentação artística de encerramento: Nara Couto, cantora e dançarina, pesquisadora das culturas africana e afro-brasileira.

Palestrantes: Clélia Prestes e Sueide Kintê

Entrevistadora: Amanda de Jesus

Para mais informações: coletivonegrofsp@gmail.com

Redes sociais: @coletivonegrofsp (Instragram) e Coletivo Negro FSP-USP (Facebook)