O que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas nas cidades e regiões metropolitanas?

Imagem: Pixabay.

Com o objetivo de tentar responder a esta pergunta norteadora, o Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP CG), sediado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, produziu o documento “Guia para Cidades Sustentáveis. Eleições 2020”, coordenado pelos Professores Marcos Buckeridge e Arlindo Philippi Jr. tendo entre seus autores, três Docentes da Faculdade de Saúde Públcia (FSP) da USP: Professores Maria da Penha Vasconcellos, Wanda Risso Gunther e Arlindo Philippi Jr.

Neste 2020, ano em que se realizam eleições para Prefeitos(as) e Vereadores(as) no país, os professores, pesquisadores colaboradores e pós-doutores do USP CG produziram este Guia, no sentido de estabelecer as relações entre as ações e intervenções necessárias à melhoria das condições de vida da sociedade no contexto das cidades e suas conexões com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Os resultados obtidos atendem a finalidade de oferecer um conjunto de propostas contendo itens de agenda que possam contribuir para as campanhas dos candidatos aos cargos municipais de vereadores(as) e prefeitos(as) nas cidades brasileiras.

O Guia tem por objetivos:

• (1) fornecer parâmetros que possam balizar a decisão de candidatos a cargos de vereadores(as) e prefeitos(as) na escolha de itens de agenda para suas campanhas e, se eleitos, possam exercer seus mandatos no sentido de aumentar a sustentabilidade urbana dos municípios brasileiros;
  • (2) subsidiar a mídia para questionar os candidatos em debates e entrevistas de forma a, se possível, salientarem a importância da sustentabilidade das cidades a partir dos programas por eles propostos, seja para o legislativo (vereadores/as) ou para o executivo (prefeitos/as); e
  • (3) fornecer à população uma ferramenta qualificada de cobrança dos candidatos sobre o que prometem e o que cumprem. Espera-se que este guia possa ser utilizado também, ao longo dos mandatos dos vencedores das eleições, como um documento de cobrança da sociedade sobre a eficiência, eficácia e efetividade dos candidatos por ela eleitos. Esta circunstância fornece as condições para que sejam estabelecidos modelos de gestão urbana com forte embasamento no conhecimento científico, que tragam sustentabilidade às cidades.

Webinar para apresentação do Guia

Para apresentar e divulgar este Guia, o USP-CG do IEA USP, realizará um Webinar com o título: “UrbanSus Guia para Cidades Sustentáveis. Eleições 2020. O evento também terá como palestrantes , os docentes da FSP-USP citados , além de outros autores e pesquisadores que participaram da produção destes Guia.
.
Data: 19/10/2020, 2a.feira, das 09:00 às 12:00.

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação

• Acesse aqui, a programação completa:

Fonte: USP-CG/IEA-USP e Prof. Arlindo Philipe Jr.