A  |  A+ |  A-
75º ForumAt traz renomados pesquisadores internacionais na área da Teoria da Atividade Histórico-Cultural para debater o mundo do trabalho
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Marcado para o dia 23 de outubro, das 9h às 11h, o 75º ForumAt traz o tema “As contribuições das intervenções formativas e da Teoria da Atividade Histórico-Cultural no contexto do trabalho contemporâneo”. Os palestrantes convidados são o professor emérito Yrjö Engeström, da Universidade de Helsinki, Finlândia, e a professora Annalisa Sannino, da Universidade de Tampere, Finlândia.

O professor Engeström e a professora Annalisa são reconhecidos mundialmente por pesquisas utilizando a “Teoria da Atividade Histórico-Cultural” no desenvolvimento do trabalho. Os palestrantes mostram como esta abordagem teórica pode ser utilizada no processo de transformação e aprendizado no mundo do trabalho e das organizações. 

O desafiador cenário do complexo mundo do trabalho atual, por vezes, representa ameaças à saúde dos trabalhadores e da própria sociedade. Um dos caminhos para enfrentar este cenário, trilhado por diferentes agentes setoriais, tem sido a implementação de intervenções formativas, como o Método do Laboratório de Mudança (LM). 

A base teórica do LM é a Teoria da Atividade Histórico-Cultural de Vygostky e seus seguidores, a qual foi dividida didaticamente em quatro gerações. A 4ª geração surge para responder à complexidade crescente das redes de atividades humanas e da emergência de problemas e ameaças globais como o aquecimento global, as pandemias, e as crises ambientais e sociais que incluem, por exemplo, os acidentes e doenças relacionados ao trabalho. 

 

 

Transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube: https://bit.ly/2VZjngM

E pelo zoom: https://websia.zoom.us/j/83084247927

 

75º FórumAT “As contribuições das intervenções formativas e da Teoria da Atividade Histórico-Cultural no contexto do trabalho contemporâneo”

Data: 23 de outubro de 2020

Horário: das 9h às 11h

Abertura:

Carmen Simone Grilo Diniz – professora do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Palestrantes

Yrjö Engeström – professor Emérito da Universidade de Helsinki, Finlândia 

Annalisa Sannino – professora da Universidade de Tampere, Finlândia

Mediação:

Marco Antonio Pereira Querol – professor na Universidade Federal de Sergipe

Mônica Ferreira Lemos  – doutoranda pela Universidade de Helsinki