Professor da FSP-USP mostra experiências participativas no 16º Congresso Mundial de Saúde Pública 2020

O professor Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, mostrou na pré-conferência do 16º Congresso Mundial de Saúde Pública (WCPH2020)  experiências brasileiras de pesquisa compartilhada que impactaram a saúde de milhares de pessoas. O congresso, realizado de 12 a 16 de outubro de 2020, reuniu de forma virtual cerca de 3.500 participantes de 122 países com o objetivo de compartilhar conhecimento científico sobre saúde pública.

Akerman analisou políticas públicas e pesquisas participativas no Brasil, enfatizando o Programa Água para Todos, que promoveu a implantação de cisternas para famílias de baixa renda da zona rural do semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. Mostrou também outras experiências importantes no Brasil, como os Consultórios de Rua, estratégia instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011; e a Rede de Pesquisa Solidária, uma iniciativa criada na pandemia de COVID-19 por pesquisadores da USP e diversas instituições para aperfeiçoar políticas públicas.

“A proposta do encontro foi mostrar políticas públicas que se valeram de tecnologias sociais já desenvolvidas por comunidades e/ou ONGs como indicativo de compartilhamento de conhecimento, feitas de baixo para cima, com a participação das comunidades. É algo que desenvolvemos em nossas linhas de pesquisa aqui na faculdade e que já alcança parcerias internacionais”, diz Akerman.

Segundo o professor, a apresentação foi construída com a Dra. Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, entre 2011 e 2016, que atualmente está como professora visitante na FSP-USP junto ao NUPENS-USP, e contribuindo ativamente para a construção da Cátedra Unesco de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, que estará sediada na FSP-USP.

O professor Akerman dividiu a sessão com pares da Nigéria (Pr. Kenneth Yongabi Anchang, Imo State University) e dos Países Baixos ( Dr. Nina Bartelink, Faculty of Health, Medicine and Life Sciences, Maastricht University). A mesa em que participou foi organizada pela seção de promoção da saúde EUPHA, Cátedra UNESCO Global Health & Education, Bielefeld University, Alemanha, e Clermont-Auvergne University, EHESP School of Public Health, da França.

Organizado pela Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA) em colaboração com a Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA) e a Sociedade Italiana de Higiene, Medicina Preventiva e Saúde Pública (SItI), o congresso deste ano trouxe o tema Public Health for the Future of Humanity: Analysis, Advocacy, and Action (Saúde Pública para o Futuro da Humanidade: Análise, Advocacia e Ação), focando a ciência participativa em todo o mundo.