A  |  A+ |  A-
FSP-USP discute luto e memória na pandemia, de 2 a 6 de novembro

Tendo em vista a proximidade do  Dia de Finados e o fato de o mundo estar vivenciando uma Pandemia sem precedentes já contando milhões de infectados e milhares de mortes pelo mundo, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza eventos online entre os dias 2 e 6 de novembro, debatendo sob várias óticas, o luto e a memória durante a pandemia, com um fechamento especial no dia 6 de novembro.

O QUE É?

O BAPHORAU é um Sarau Baphônico que propõe apresentar formas artísticas de saber, cuidado e saúde no e do corpo, para além das normas acadêmico-científicas mais tradicionais. É um espaço vital de cuidado e de combate, uma provocação à produção de conhecimento hegemônica na saúde através da mostra de ilustrações, danças, poesias, podcasts, documentários, fotografias, bate-papos, rodas de conversas, vídeos, músicas etc… Tudo que há de artístico e diverso na produção de saberes e saúde no dia-a-dia.

EDIÇÃO DE 2020

A segunda edição do BAPHORAU está dedicada ao luto, à luta e à memória em tempos de COVID-19. Ocorrerá na dobra ciberespacial da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), entre os dias 02 e 06 de novembro de 2020. 

CONVITE ESPECIAL

Venha participar do Ritual de luto com a montagem coletiva de um altar de Día de los Muertos!  No dia 6 de novembro, às 14h, último dia do Baphorau, realizaremos um pequeno ritual de luto pelas mais de 150.000 mortes (dados de outubro de 2020) associadas diretamente à pandemia de COVID-19 no Brasil. O objeto básico do ritual será a montagem coletiva de um altar, inspirado nos altares do Día de los Muertos elaborados pela Profa. Norma Iglesias-Prieto (SDSU). 

O altar recolherá objetos de luto e memória elaborados por estudantes, docentes e funcionários técnico-administrativos da FSP-USP e de estudantes da SDSU. A proposta é que cada pessoa encontre um caso de morte nesse tempo de pandemônio e faça para esse falecido (su muerto) uma pequena homenagem material: um poema, um objeto, um pequeno altar, um desenho, uma montagem de imagens, etc. Esse objeto de luto pode ser inteiramente digital e enviado por e-mail aos organizadores (até 30 de outubro) para ser impresso e montado (baphorau@gmail.com), ou pode ser levado fisicamente à FSP na semana do Baphorau. Disponibilizaremos posteriormente imagens do altar montado na FSP.

.

Veja a programação completa:

.

DIA 02/11 – 18h às 20h30

Abertura: 18 horas

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará atividade síncrona sobre morte, alteridade e vulnerabilidade no marco da celebração do Día de los Muertos, com a Profa. Norma Iglesias-Prieto e seus alunos da San Diego State University e Projeto Memória e Relíquia no instagram por Débora Diniz e Ramon Navarro.

Primeira Live – 18h30.

Arte: Divulgação.Live – 18h30

Luto e Memória na pandemia – LIVE: Duelo/Luto: alteridades em tempos de Covid19.

.

Mediador: José Miguel Nieto Olivar – Professor do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP

Participantes:

  • Danielle Ichikura
  • Debora Diniz
  • Ramon Navarro
  • Norma Iglesias Prieto
  • Dr. Coral MacFarland-Thuet
  • Christopher Varela Benitez
  • Berenice Cruz

Apoio tradução:

  • Priscila Sato
  • Bárbara Hatzlhoffer Lourenço

 

 

DIA 03/11 – 14h às 19h30

Luto e Memória na pandemia –Corpes e Cores

No dia 03/11, terça feira, o Baphorau recebe convidades que, a partir de suas (r)existências, provoca a saúde a repensar suas práticas relacionadas as identidades de gênero, sexualidades, corpes e performatividades dissidentes. A partir das artes e das experiências, é possível repensar as potencialidades dos corpes e suas possibilidades de ser. No restante do dia, haverá exibições de vídeos produzidos por estudantes convidades nas redes sociais e canal do Youtube do CPaS-1:

Vídeo: Arte e política – Alexandre Lima (vídeo e museu virtual);  Vídeo: Arte circense – Lissa Potter; Vídeo: Quadrinhos sapatãs – Cris Tirinhas; Vídeo: Bárbara Frágola (TPM), Francisco Pacheco e Giulia Ruffino; Vídeo: Hackers de Gênero – Lu Schneider, Caru Brandi; Tour Virtual: Pássaros Rebeldes – Tomás Mascarenhas; Tour Virtual: Desabafos do Joow – Jonathan Macedo; Vídeo: Coletivo Sobrevivências

Mediadores:

  • Michel de Oliveira Furquim dos Santos – Mestrando em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP
  • Maria Clara Polo – Doutoranda em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP

 

Arte: Divulgação.

 

LIVE 1: Corpes e Artes – 14 às 15:30

Participantes:

  • Pisci Bruja García de Oliveira
  • Caru Costa Brandi
  • Lu Schneider Fortes

 

.

.

Arte: Divulgação.


LIVE 2: Ninho de Desabafos – 16:00 às 17:30

Participantes:

  • Tomás Almasi;
  • Jonathan Ferreira Macedo;
  • Michel de Oliveira Furquim dos Santos.

 

 

 

 

 

Arte: Divulgação.

 

LIVE 3: Deficiência, Arte e Corpo – 18 às 19:30

Participantes:

  • Michelli Bertoni;
  • Júlia Carolina;
  • Selma Rodeguero

 

 

 

 

DIA 04/11 – 14h às 19h30

Luto e Memória na pandemia – Resistência indígena frente ao novo coronavírus

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará atividade síncrona “Resistência indígena frente ao novo coronavírus”, em que iremos conhecer um pouco mais sobre a campanha Rio Negro, nós cuidamos! realizada por mulheres indígenas em São Gabriel da Cachoeira (AM), como forma de garantir o resguardo (isolamento domiciliar) da população rionegrina. Também iremos conhecer o ilustrador de duas cartilhas produzidas para as pessoas do Rio Negro, uma que aborda especificamente o coronavírus e, a outra, a violência doméstica e sexual no período de pandemia. Ainda, será realizada uma homenagem ao artista plástico Feliciano Lana de etnia Desana, que faleceu em abril devido a Covid-19. Para encerrar, teremos uma mesa que irá discutir os impactos da Covid-19 entre os Katokin (sertão, AL) e os Guarani (Parelheiros, SP).

Mediadores:

  • Dulce Meire Mendes Morais – Mestranda em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP);
  • Diego Madi Dias – Professor do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP;

 

Arte: Divulgação.

 

LIVE 1: Produzindo a vida frente ao fim do mundo:  Rio Negro, nós cuidamos! – 14 às 16 horas

Participantes:

  • Janete Figueredo Alves;
  • Elizângela da Silva Costa;

 

 

 

 

Arte: Divulgação.

 

LIVE 2: Coronavírus e violência: ilustrando cartilhas em contexto rionegrino – 16 às 17 horas

Participantes:

  • Matheus Ribeiro da Silva;
  • Mediadora: Dulce:

 

 

 

 

 

LIVE 3: Mitopoética e diálogo intercultural no Rio Negro: homenagem a Feliciano Lana – 17 às 18 horas

Participantes:

  • Thiago Costa Oliveira;
  • Diego Madi Dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Arte: Divulgação.

LIVE 4: Impactos da Covid-19 na socialidade indígena Katokin (sertão, AL) e Guarani (Parelheiros, SP) – 18: 30 – 20h

Participantes:

  • Diego Madi Dias;
  • Sandra Bomfim de Queiroz;
  • Liderança  Letícia Alves Valentim;
  • Maria das Graças Soares de Araújo – Nina Cacique

 

 

 

DIA 05/11 – 16h30 às 21h30

Luto e Memória na pandemia – Saúde, cura e ancestralidade

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará atividade síncrona “Saúde, cura e ancestralidade”. A cor da pele é um determinante social de saúde e vamos conversar sobre as variadas formas de superação e de valorização desse determinante que, se às vezes nos diferencia, também nos aproxima.

Mediadora:

  • Joyce de Melo Alves – Mestranda em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública;

Arte: Divulgação.

 

LIVE 1: Sexualidade também é cura – 16:30 – 17:30h

Participante:

  • Elânia Francisca Lima;

 

 

 

 

 

 

Arte: Divulgação.

 

LIVE 2: Cura Ancestral – 18h-19h

Participante:

  • Kátia Martins Barreto;

 

 

 

 

 

 

Arte: Divulgação.

 

LIVE 3: Atravessando o vale da morte – 19:30 – 21:30

Participante:

  • Cinthia dos Santos;

 

 

 

 

 

 

DIA 06/11 – Atividade de Fechamento do evento

Arte: Divulgação.

Venha participar do Ritual de luto com a montagem de um altar coletivo de Día de los Muertos!

No dia 6 de novembro, último dia do Baphorau, realizaremos um pequeno ritual de luto pelas mais de 150.000 mortes (dados de outubro de 2020) associadas diretamente à pandemia de COVID-19 no Brasil. 

O ritual será baseado na montagem coletiva de um altar inspirado nos altares do Día de los Muertos elaborados pela Profa. Norma Iglesias-Prieto da San Diego State University (ela estará na primeira live do Baphorau, confere!!!)

O altar recolherá objetos de luto e memória elaborados por estudantes, docentes e funcionários técnico-administrativos da Faculdade de Saúde Pública(FSP-USP). A proposta é que cada pessoa encontre um caso de morte nesse tempo de pandemônio e faça para esse falecido (su muerto) uma pequena homenagem material: um poema, um objeto, um pequeno altar, um desenho, uma montagem de imagens, etc. 

Esse objeto de luto pode ser inteiramente digital e enviado por e-mail até dia 3 de novembro à organização do evento (baphorau@gmail.com) e será impresso para ser montado no altar OU, se for necessário, o objeto pode ser levado à portaria da Faculdade de Saúde Pública da USP aos cuidados da professora Cristiane da Silva Cabral ou do professor José Miguel Nieto Olivar.

Tudo isso será filmado, editado e posteriormente disponibilizado.

Ficou com dúvidas? “Chama nóis!”

#baphorau2020

 

Os eventos serão transmitido pelo Canal da FSP-USP no YouTube.

Apoio: Comissão de Cultura de Extensão Universitária (CCEx.) da FSP-USP;

Chicana and Chicano Studies – San Diego State University (SDSU)

Organização: CPaS -1 – Coletivo de Pesquisa de Antropologia e Saúde, vinculado ao departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP/USP.  http://www.fsp.usp.br/cpasmenosum/