A  |  A+ |  A-
Seminário Estadual “Segurança Química, Áreas Contaminadas e Saúde” (SAC 2020)

Arte: CVS-SESSP – Cynthia Leitão “s/título” Óleo sobre tela 50x50cm 2020

Desde 2002, o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) e as faculdades de Saúde Pública e de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com outras instituições de notória interface com os temas de saúde e meio ambiente, como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), realizam anualmente um evento para abordar e debater questões afetas, direta ou indiretamente, aos riscos sanitários e à exposição da população a substâncias tóxicas.

Trata-se do seminário “Áreas Contaminadas e Saúde”, que em 18 edições discutiu a questão sanitária dos passivos ambientais e da contaminação do solo sob diferentes pontos de vista, contemplando um amplo espectro de conhecimentos, percepções e compreensões institucionais e especializadas, com conferencistas nacionais e internacionais.

O êxito das edições anteriores incentivou os organizadores a ampliar, desde o ano passado, o escopo temático do seminário, trazendo ao palco das exposições e dos debates a preocupação de caráter global da exposição das populações às substâncias químicas tóxicas a partir da onipresença destas no curso de nossa história e no cotidiano da vida contemporânea.

Assim, o evento passa a abordar tema mais abrangente, voltado não só às áreas contaminadas, mas também à segurança química e à gestão de resíduos. Para tanto, reforçando o princípio que rege a iniciativa, da interlocução constante e do fomento à interação de práticas e conhecimentos, unem-se o CVS e a USP com a CETESB –  que atua como Centro Regional para a América Latina e Caribe da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), com funções de capacitação e transferência de tecnologia –  sinalizando possibilidades de cooperação entre as instituições em assuntos de meio ambiente e de saúde no contexto dos tratados internacionais relativos à segurança química e resíduos.

Para a 19º edição do evento estão previstos três painéis que procuram estabelecer vínculos entre os movimentos globais de proteção do meio ambiente e da saúde e os contextos sanitários e ambientais do estado de São Paulo.

Os organizadores convidam técnicos e gestores dos órgãos de saúde e de meio ambiente, estudantes e pesquisadores das universidades, representantes da sociedade civil, especialistas e demais interessados no tema, a debater este assunto que tanto interessa ao conjunto da sociedade paulista. Acesse o folder com a programação, em PDF.

 

19º Seminário Paulista: Segurança Química: Áreas Contaminadas e Saúde (SAC 2020)

Tema: “Segurança Química, entre abordagens globais e premências locais”

Data: 17, 18 e 19 de novembro de 2020 das 10h00 às 12h30

PROGRAMAÇÃO 

17/11 das 10h às 12h30

Painel 1

Conferência:

  • Abordagens globais para controle ambiental e sanitário das substâncias químicas

Debate

  • O controle e a vigilância de substâncias químicas em produtos e artigos

18 /11 das 10h às 12h30

Painel 2

Conferência 

  • Abordagens globais para controle ambiental e sanitário do mercúrio

Debate

  • Políticas públicas integradas de saúde e meio ambiente: tendências de mercado e o processamento de lâmpadas contendo mercúrio

19/11 das 10h às 12h30

Painel 3

Conferência

  • A contaminação por mercúrio no Brasil 

Debate

  • As premências locais: a contaminação por mercúrio no município de Santa Bárbara

 

Acesse o folder com a programação, em PDF:

 

Inscrições:

Não será necessário fazer inscrição prévia. Veja aqui, os links de acesso para assistir aos eventos, ao vivo ou no site do Cvs: www. cvs.saude.sp.gov.br

Certificados:

Os certificados de participação serão emitidos mediante assinatura da lista de presença no horário do evento

Realização

Centro de Vigilância Sanitária – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

CETESB Companhia Ambiental do estado de São Paulo/Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos persistentes (POPs) para a América Latina e Caribe

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo (USP)

Faculdade de Medicina – Universidade de São Paulo (USP)