A  |  A+ |  A-
Docente da FSP-USP ganha Prêmio “Jubileu de Ouro da ABLP”

Foto: Placa de premiação.

 

Jubileu de Ouro da ABLP – Prêmio recebido pela Profa. Wanda R. Günther

A entidade é a mais antiga do setor e permanece fiel ao objetivo estabelecido em sua fundação, em novembro de 1970, que é lutar pela solução dos problemas relacionados com  limpeza urbana e gestão de resíduos

 

 

 

 

Foto: Capa do número especial da Revista Limpeza Pública.

A Profa. Wanda R. Günther foi uma das homenageadas com o Prêmio Francisco Xavier Ribeiro da Luz, em evento que celebrou o Jubileu de Ouro da ABLP – Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, quando a entidade completou 50 anos de atividades ininterruptas.

Criada em 1970 com o objetivo de contribuir e lutar pela solução dos problemas relacionados com a gestão de resíduos e limpeza urbana no país, a ABLP reúne profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor, contribuindo para discussão, capacitação e políticas públicas voltadas às demandas nacionais da área de atuação.

A criação da ABLP tem estreita ligação com atividades desenvolvidas no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Sua origem remonta das reuniões havidas na FSP-USP na década de 1960, coordenadas pelo então Prof. Walter Engracia de Oliveira e pelo engenheiro Francisco Xavier Ribeiro da Luz, do Departamento de Limpeza Urbana de São Paulo. Essas reuniões atraíram profissionais técnicos e acadêmicos de vários estados brasileiros, os quais se congregaram para fundar, em novembro de 1970, uma Associação Nacional com atuação estritamente técnica no setor, para a qual foi eleito o engenheiro Francisco Ribeiro da Luz como primeiro presidente.

Essas reuniões na Faculdade tinham levado anos antes (1965) à realização do 1º. Seminário Latino-americano sobre Resíduos Sólidos, com o apoio expresso da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Esse evento contou com a participação de vários profissionais e professores latino-americanos, que também contribuíram para fomentar a criação da ABLP e apoiar suas primeiras iniciativas.

A Profa Wanda Günther foi a primeira mulher a ocupar a presidência da ABLP nos anos 2000 e tem contribuído tecnicamente em cursos de capacitação, difusão de conhecimento técnico-científico e na discussão de novas soluções tecnológicas para as demandas apresentadas na realidade latino-americana.

Para comemorar o Jubileu de Ouro, a associação organizou um evento híbrido, que mesclou atividades presenciais e on-line. Além de uma série de palestras relevantes e atuais para o setor, que incluíram aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, disponibilizadas no Youtube, foram prestadas homenagens aos fundadores da ABLP e houve a entrega do Prêmio Francisco Xavier Ribeiro a alguns associados. 

Ainda dentro das comemorações, foi lançado um número especial da Revista Limpeza Pública, com depoimentos de presidentes e profissionais atuantes do setor.

 

  • Assista no Canal da ABLP no YouTube, a Premiação da Profa. Wanda Risso Günther, a partir do minuto 19:00 do vídeo:

Fonte: Profa. Wanda Günther.