Campanha “Eu participo do #NutriNet Brasil, e você?” recebe apoio de influenciadores das áreas de alimentação e saúde

Arte: Divulgação NUPENS/FSP-USP.

Realizado pelo Nupens/USP, o Estudo NutriNet Brasil lança campanha que visa atrair novos participantes e aumentar o engajamento na pesquisa

São Paulo, dezembro de 2020 – O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) inicia em dezembro deste ano a campanha “Eu participo do #NutriNet Brasil, e você?”, pensada para atrair novos participantes para o NutriNet Brasil, que começou em janeiro de 2020 e já conta com mais de 82 mil cadastrados no portal do estudo (https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br). Os pesquisadores esperam alcançar 200 mil participantes até o final de 2021, de todas as regiões do país e classes sociais, ambos os sexos e adultos de todas as idades. O estudo pretende contribuir para o aprimoramento de políticas públicas de promoção da saúde e de alimentação saudável para a população brasileira.

Para começar, a campanha contará com o apoio de influenciadores das áreas de alimentação e saúde, como a criadora do Panelinha e apresentadora Rita Lobo e as cozinheiras Bela Gil e Paola Carosella. Também estão nesse time de peso o apresentador e jornalista Pedro Bial e o ator e escritor Gregorio Duvivier. “Esse apoio é fundamental para o desenvolvimento do NutriNet, porque essas vozes reforçam junto à sociedade a importância da ciência e do envolvimento da sociedade para produzirmos evidências científicas, que ao fim e ao cabo servirão para o desenvolvimento de políticas públicas em prol da saúde da população”, afirma o professor e líder do estudo Carlos A. Monteiro. A expectativa é que os influenciadores publiquem em suas próprias redes sociais as peças de divulgação da campanha, convidando seus seguidores a participarem do estudo.

De modo inédito, o NutriNet Brasil é uma pesquisa científica realizada totalmente online, por meio de questionários disponibilizados aos participantes a cada 3 a 4 meses no portal do estudo, em que é feito um rápido cadastro antes do início do preenchimento das perguntas iniciais. A execução do estudo não sofreu prejuízos durante a pandemia de Covid-19 já que ele é realizado pela internet.

Ao longo da pesquisa, que durará vários anos, os participantes responderão a perguntas sobre a sua saúde e a sua alimentação e sobre outros fatores que podem influenciar o seu estado de saúde. O objetivo principal é identificar padrões de alimentação praticados pela população brasileira que protegem ou aumentam o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, doenças do coração e vários tipos de câncer. Para participar do Estudo NutriNet Brasil, basta residir no Brasil e ter idade mínima de 18 anos, além de acesso à internet.

Mais sobre o NutriNet Brasil

O NutriNet Brasil é coordenado pelo Nupens/USP e conta com o apoio de pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa de todo o Brasil. O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Umane, associação civil sem fins lucrativos dedicada a apoiar, desenvolver e acelerar iniciativas de prevenção de doenças e promoção à saúde.

Facebook | @NutriNetBrasil

Instagram | @nutrinetbrasil

Twitter | @NutriNetBrasil

Sobre o Nupens/USP

O Nupens – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde é um órgão de integração da Universidade de São Paulo (USP) e foi criado em 1990 com a finalidade de estimular e desenvolver pesquisas populacionais em nutrição e saúde. O grupo é integrado por professores, pesquisadores, pós-doutores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública, de outras unidades da USP e de outras instituições acadêmicas do país e do exterior.

Fonte: Fernanda Quinta – Assessoria de Imprensa do Estudo NutriNet Brasil, Nupens/FSP-USP.