Fortalecendo a internacionalização acadêmica/pesquisa da FSP/USP

O professor Áquilas Mendes, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP esteve 8 dias em atividades acadêmicas/pesquisa junto ao Queen Mary University of London (QMUL), entre 5 a 12 de dezembro de 2017, em Londres. Sua viagem contou com o apoio do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública. Tratou-se de uma parceria internacional entre este QMUL e a Faculdade de Saúde Pública da USP, no tocante as tratativas da rede colaborativa de pesquisa de serviços de saúde através do projeto intitulado “Alocação de recursos públicos na crise econômica: aumento da equidade e acesso ao sistema de saúde brasileiro”, encaminhado à FAPESP por ambas instituições para o edital do Medical Research Council UK (MRC), Newton Fund.

A agenda de trabalho incluiu várias atividades.

– Aula aberta (Open Lecture) para o “Global Public Health and Health MSc Programmes”, com a audiência de estudantes internacionais do mestrado, estudantes de medicina e outros estudantes de graduação britânicos do curso de saúde e política públicas globais. A palestra ministrada pelo professor teve como título: “The Brazilian public health system in contemporary capitalism and its crisis”.

Para acesso à palestra:  https://www.youtube.com/watch?v=nFUMDpJ9wFE&feature=youtu.be

– participação na reunião do grupo de pesquisa dos professores Elias Kondilis e Jonathan Filippon da QMUL, intitulado International Health and Political Economy of Health Research Group, com o objetivo de discutir temas relacionados à economia política da saúde. Também ficou acertada, nessa reunião, a agenda dos professores que virão à FSP em março, para aprofundar a relação acadêmica /pesquisa entre as instituições, patrocinados pelo PROEX- CAPES / PPG. A semana de trabalho com os professores envolverá workshops, aulas e discussões no Grupo de Pesquisa que o professor Áquilas Mendes coordena, “Saúde, Estado e Capitalismo Contemporâneo”.

– tratativas para elaboração de convênio entre o Queen Mary University of London e a FSP/USP

– participação em reunião de trabalho sobre os comentários dos avaliadores do projeto que foi enviado à Medical Research Council UK (MRC), Newton Fund, com a finalidade de produzir as respostas às solicitações encaminhadas.

Fonte: Prof. Áquilas Mendes.