Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG), aprovados pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2015, visam “garantir que todos os seres humanos possam satisfazer o seu potencial com dignidade e igualdade em um ambiente saudável”.Em novembro de 2016, o mundo se juntou em Xangai, na China, e aprovou uma visão ousada para a promoção da saúde na era dos SDGs. Nunca antes a promoção da saúde foi colocada tão claramente no centro de uma agenda global.
A Declaração de Xangai, aprovada na 9ª Conferência Global para Promoção da Saúde, reconhece a saúde e o bem-estar como essencial para o desenvolvimento sustentável.
A OMS e o Governo da Alemanha convocaram a primeira reunião do Grupo Global de Consulta sobre a Promoção da Saúde nos SDG em 11 e 12 Dezembro de 2017, em Berlim, Alemanha.
Os objetivos da reunião foram:
1. Examinar o progresso no avanço das ações da Declaração de Xangai desde a conferência;
2. Discutir estratégias, abordagens e intervenções políticas que possam acelerar a promoção da Saúde nos SDGs
3. Desenvolver um roteiro para apoiar a ação do país na promoção da saúde nos SDGs.
Para permitir estas escolhas políticas quatro pilares estratégicos de promoção da saúde foram definidos:
Good Governannce
Cidades saudáveis
Health Literacy
Mobilização social.
Marco Akerman é um dos membros deste grupo e é o “research partner” no grupo de “Mobilização Social”
As interligações entre os SDGs ressaltam o papel da mobilização social como mecanismo de envolvimento de vários atores, dos setores de saúde e não-saúde, na promoção da saúde para o desenvolvimento sustentável.
A globalização acrescenta outra dimensão, pois os interesses locais e globais também são interligados. A mobilização social oferece uma ponte que liga compromissos globais com ações locais. Através destas diferentes interligações, a mobilização social garante que o poder seja compartilhado entre os diferentes atores em todos os níveis, e que os benefícios se estendam a todos – especialmente aqueles que normalmente são deixados nas margens.
UM MOVIMENTO GLOBAL QUE ASPIRA NÃO DEIXAR NENHUMA PESSOA NEGLIGENCIADA
O Grupo Consultivo Global sobre Promoção da Saúde nos SDGs, composto por especialistas de todas as regiões da OMS, tem a tarefa de fornecer liderança técnica, fornecendo recomendações sobre intervenções políticas que promovam a Declaração de Xangai.