Saúde Pública perde Nelly Martins Ferreira Candeias

Foto: Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

No dia 27 de janeiro de 2021, a saúde pública perdeu uma de suas caras sanitaristas, a professora Dra. Nelly Martins Ferreira Candeias. Titular da disciplina Educação e Promoção da Saúde, aposentou-se pelo Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, ao qual trouxe grandes contribuições, segundo colegas. Socióloga formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, ocupava desde 2017 a Presidência de Honra do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Natural da capital paulista, nasceu em 11 de abril de 1930, tendo sido esposa do médico e também professor José Alberto Neves Candeias, um dos pioneiros da virologia no Brasil, pesquisador e docente do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Responsável pela criação do Centro de Estudos e Documentação de Educação, Comunicação e Promoção da Saúde no Trabalho (CEDECOM), pesquisou riscos à saúde de metalúrgicos e estreitou laços com diversos colaboradores internacionais. Tornou-se mestre em saúde pública pela Universidade da Califórnia, Berkeley, Estados Unidos, e atuou em inúmeras universidades estrangeiras, tendo recebido títulos de diversas universidades, seja como professora-adjunta, pesquisadora principal ou associada. Sua publicação de destaque data de 1984, “Saúde ocupacional no Brasil, um compromisso incompleto”, livro premiado pela Fundação Odebrecht e publicado pela Fundacentro-SP.

Foi assessora temporária e consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS), consultora da Unesco- Nações Unidas, presidente da Comissão de Educação para a População junto ao gabinete do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Principal Investigator da Organização Panamericana de Saúde/OMS.

A Profa. Nelly Candeias trouxe grande contribuição também na divulgação de biografias de mulheres que integraram o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, tendo criado a Comissão de Acesso aos Direitos da Cultural e o Conselho de Paz. Admiradora do geógrafo Milton Santos, aproximou grupos marginalizados e minorias, tendo atuado também na Universidade Zumbi dos Palmares.