Academia Intercontinental seleciona jovens pesquisadores para estudar “Inteligência e Inteligência Artificial”

Foto: IAR-Universidade de Nagoya/IEAUSP

A rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias, na sigla em inglês) está com inscrições abertas para a 4ª edição da Academia Intercontinental (ICA), cujo tema é “Inteligência e Inteligência Artificial”. Podem se candidatar pesquisadores em início ou meio de carreira, com doutorado completo e fluência em inglês, de qualquer área do conhecimento. São aceitas candidaturas de pessoas vinculadas a qualquer instituição acadêmica ou com vínculo com a indústria, organizações não governamentais, instituições artísticas ou de outra natureza, desde que com cargo equivalente ao de professor ou pesquisador.

Estão programados um encontro em formato virtual, em junho de 2021, e dois encontros de imersão – o primeiro em outubro de 2021, em Paris, e o segundo em junho de 2022, em Belo Horizonte. Os responsáveis pela organização são a Rede Francesa de Institutos Avançados e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A ICA reúne jovens pesquisadores de diferentes países e áreas do conhecimento para estudarem um único tema. Em 2015, o IEA-USP sediou a primeira fase da edição inaugural do programa, organizada em parceria com o Instituto para Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya (IAR, na sigla em inglês), no Japão.

• Candidaturas

As submissões devem ser feitas através do endereço applications-ica4@rfiea.fr até o dia de 15 de março de 2021. Toda a comunicação deverá ser feita exclusivamente em inglês.

• Mentores e fellows

Nos encontros, os candidatos aprovados terão a chance de debater tópicos de pesquisa com um notável grupo de mentores, que foram previamente convidados para participar desta edição da Intercontinental Academia.

Acesse a chamada completa abaixo:

CALL for fellows – Intercontinental Academia

Rede Ubias

Iniciada em 2010, a rede Ubias congrega atualmente cerca de 50 institutos de estudos avançados ao redor do mundo e tem a proposta de promover um ambiente para a troca de experiências entre pesquisadores de diversas áreas, culturas e formações, criando um espaço produtivo para pesquisa inovadora. Uma das iniciativas de maior sucesso da rede Ubias é a Intercontinental Academia, na qual o intercâmbio científico entre gerações, disciplinas, culturas e continentes se dá em torno de um grande tema.

Saiba mais em www.ubias.net

Fonte: Instituto de Estudos Avançados da USP