A  |  A+ |  A-
Professor Carlos Monteiro participa de edição do Globo Repórter sobre alimentação
A mais recente edição do Globo Repórter, que foi ao ar na sexta-feira (12/02), teve como tema a alimentação adequada e saudável. Professor titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, Carlos Augusto Monteiro concedeu entrevista ao programa, que explorou conceitos da epidemiologia nutricional, como a classificação NOVA de alimentos.
“Com a vida moderna, é preciso haver uma divisão das tarefas de preparação de alimentos em casa, entre homens, mulheres e mesmo adolescentes, pois todos mantêm outras atividades”, disse Monteiro, abordando soluções para que o ato de cozinhar seja mais acessível. “Também é preciso ter planejamento para que o tempo gasto com a aquisição e preparação de alimentos seja o menor possível.”
O programa também abordou o estudo NutriNet Brasil. Coordenada pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), a pesquisa vai acompanhar a alimentação e o estado de saúde de 200 mil brasileiros por um período de dez anos. O objetivo é identificar características da alimentação brasileira que aumentam ou diminuem o risco de doenças crônicas muito frequentes entre nós, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças do coração e câncer.