Edinho Silva, prefeito de Araraquara, agradece FSP por parceria no combate da pandemia na cidade

Em fala no evento de tema: “Situação atual da Pandemia no Brasil – como cessar a mortalidade pela COVID-19 e ativar a economia?”, realizado no dia 05 de março, às 16h, Edinho Silva, Prefeito de Araraquara agradece à Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) por ajuda no combate do coronavírus na cidade. O debate online foi organizado pela Cátedra Celso Furtado, da Sociologia e Política – Escola de Humanidades, em parceria com o Instituto Valter Leser, e também contou com a presença de Flávio Dino, governador do Maranhão, de Gonzalo Vecina Neto, professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, além de outros acadêmicos, médicos e representantes do Poder Público.

Desde 2020, professores e pesquisadores da FSP participaram do Comitê Científico de contingenciamento de combate ao coronavírus da cidade, realizando encontros virtuais com a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, para debater e avaliar as medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus adotadas pela cidade. Principalmente profissionais do SESA, Serviço Especial de Saúde de Araraquara, ligado à FSP.

Edinho se voltou ao Professor Gonzalo Vecina, “uma das maiores autoridades de saúde pública do país”, como representante da FSP, para agradecer “todas as parcerias construídas com a Faculdade de Saúde Pública da USP”. O Prefeito afirmou que a Faculdade “têm sido fundamental na construção da estratégia de defesa da vida e de priorização do atendimento da população” na cidade, além de dar “o suporte necessário para esse embate entre a defesa da vida e as políticas de isolamento social”.

No evento, Gonzalo Vecina destacou que grande parte das pessoas ainda não entendeu que estamos diante de um vírus de transmissão aérea: “Os números já são mais assustadores do que os da gripe espanhola e as pessoas não entendem que se elas não usam máscara, se transformam em difusoras diretas do vírus”, disse o professor.

Confira o debate completo:

Imagem de destaque: Reprodução/Youtube