A  |  A+ |  A-
4º Congresso da Abrasco que debate cenários para o SUS e tem a presidência do Prof. Oswaldo Tanaka, diretor da FSP-USP

“Precisamos trazer à tona temas que devem ser explorados e aprofundados. Precisamos visualizar alternativas, gerar possibilidades para manter o SUS como um direito e fortalecê-lo”, explica o diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP, professor Oswaldo Tanaka, sobre as expectativas para o 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, que ele preside este ano. Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o evento acontece de forma virtual de 23 a 26 de março, com o tema “O SUS e o projeto civilizatório: cenário, alternativas e propostas”. 

Num cenário de pandemia que tem como complicador o cenário político brasileiro, o evento pretende validar cientificamente soluções para a saúde pública no Brasil. Se, por um lado, a sociedade passou a entender mais claramente a importância do Sistema Único de Saúde, por outro a doença expôs questões estruturais do sistema. “É neste momento da maior crise sanitária do País que o congresso da Abrasco propiciará a profissionais da saúde a rica oportunidade de apresentar e debater cenários, alternativas e propostas para o SUS e o projeto civilizatório”, afirma o diretor da Faculdade, a qual sediará remotamente o evento.

Há mais de 30 anos o SUS existe subfinanciado, com problemas de gestão e de formação de trabalhadores. Segundo os organizadores, este ano o congresso deverá reunir mais de mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes, trabalhadores da saúde e integrantes de movimentos sociais.

Alguns eixos temáticos orientarão os debates, como democracia e participação social, atenção primária à saúde e atenção hospitalar, financiamento da saúde, educação de trabalhadores da saúde e política científica, tecnológica e de inovação. Haverá sessões abertas, as quais poderão ser acompanhadas pela TV Abrasco, o canal da Abrasco no YouTube. As sessões técnicas requerem inscrição para acessar a plataforma do evento.

Confira a programação completa aqui.

 

Release Oficial do 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde: https://www.abrasco.org.br/site/wp-content/uploads/2021/02/Release-4oCBPPGS_10_03_21_.pdf

 

Confira alguns destaques da programação:

Cerimônia de Abertura:

  • 22/3, às 16h30 – Com Oswaldo Tanaka, presidente do 4º Congresso e diretor da FSP-USP; Rosana Onocko, presidente da Comissão Científica do 4º Congresso, vice presidente da Abrasco e docente da FCM/Unicamp; Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco e docente do IMS/Uerj, e demais autoridades científicas e sociais.

Transmissão pela TV Abrasco

 

Conferências:

  • 23/3, às 9h – Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional, fará a Conferência de Abertura “Desigualdades e pandemia: que democracia é necessária para um projeto efetivamente includente?” , com coordenação de Gulnar Azevedo.

Transmissão pela TV Abrasco

 

  • 24/3, às 9h – Franco ‘Bifo’ Berardi, filósofo e ativista italiano, fará a Conferência Especial “O enigma do beijo: o distanciamento pandêmico na evolução psíquica do gênero humano”, com coordenação de José Carvalho de Noronha (CEBES/Saúde Amanhã/ Fiocruz).

Transmissão pela TV Abrasco

 

Grandes Debates:

  • 24/3, às 18h – Renato Lessa (PUC Rio) e Sonia Fleury (CEE/Fiocruz). Tema: “Há Futuro para a democracia no Brasil?”. Coordenação: Oswaldo Tanaka. 

Transmissão pela TV Abrasco

  • 25/3, às 18h – Cida Bento (CEERT), Christian Dunker(USP) e Joice Berth(CMSP). “É possível sonhar com uma sociabilidade sem infâmia no Brasil pós-pandemia?”. Coordenação: Rosana Onocko. Transmissão pela TV Abrasco