A  |  A+ |  A-
Referência em conservação e reúso da água, Prof. Ivanildo Hespanhol ganha homenagem e livro póstumo no dia 23 de março

O evento virtual “Segurança Hídrica e Reúso de Água” irá homenagear, no dia 23 de março, a partir das 10h, o saudoso professor Ivanildo Hespanhol, fundador e diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (CIRRA) – entidade sem fins lucrativos vinculada ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP (Poli-USP). Na ocasião, será lançado o livro “Reúso de Água Potável como Estratégia para a Escassez” (editora Manole).

O livro reúne nas suas 352 páginas um time de primeira linha dedicado às pesquisas sobre reúso e tecnologias de tratamento da água: Pedro Caetano Sanches Mancuso, professor Sênior do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP; José Carlos Mierzwa, professor da Escola Politécnica da USP, Alexandra Hespanhol, do CIRRA-Poli e filha de Ivanildo; além do prof. Ivanildo Hespanhol (in memoriam).

O terceiro capítulo do livro, por exemplo, traz os resultados de uma pesquisa coordenada pelo prof. Mancuso, da FSP-USP,  sobre tecnologias voltadas à recuperação da qualidade da água de rios contaminados utilizando separação por membranas e aeração por nanobolhas. Toda a obra é um seguimento de diversas pesquisas inovadoras que vêm contribuindo para a busca de soluções para a escassez da água, como mostra o prof. Mancuso em entrevista para o site Folha do Meio Ambiente.

O livro e o encontro são uma homenagem ao legado do Prof Ivanildo Hespanhol , referência na área e um dos primeiros cientistas a abordar a questão do reúso da água no Brasil. O professor faleceu no dia 3 de janeiro de 2019. 

Entre suas inúmeras titulações nacionais e internacionais, Prof Ivanildo Hespanhol teve seu doutorado pela FSP-USP e foi professor Titular na Poli-USP. Fundou e dirigiu o CIRRA-POLI-USP, sendo um experiente pesquisador e engenheiro ambiental na área de conservação e reúso da água, gestão de recursos hídricos, sistemas avançados de tratamento de esgotos e efluentes industriais, atuando com tecnologias como sistemas de membranas, processos oxidativos, biomembranas e evaporadores de compressão de vapor. Atuou como colaborador consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, Suíça, no período de 1987 a 1996.

 

Homenagem a Ivanildo Hespanhol – “Segurança Hídrica e Reúso da Água”, com lançamento do livro “Reúso de Água Potável como Estratégia para a Escassez” (editora Manole)

Data: 23 de março

Horário: 10h

Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=Unf0ReI8WfQ

 

PROGRAMAÇÃO

Abertura 

Prof. Dr. Vahan Agopian

Magnifico Reitor da Universidade de São Paulo

Profa. Dra Liedi Légi Bariani Bernucci

Diretora da Escola Politécnica da USP

Lançamento do Livro Reúso de Água Potável como Estratégia para Escassez

Prof. Ricardo Toledo Silva 

Diretor Adjunto da Divisão de Saneamento, Depto Infraestrutura da FIESP

Prof. Dr. Pedro Caetano Sanches Mancuso/ Prof. Dr José Carlos Mierzwa

Sra. Alexandra Hespanhol (filha do Prof. Ivanildo Hespanhol)

Segurança Hídrica e Reúso de Água

Profa. Dra. Patricia Iglesias

 Diretora Presidente Cetesb

Profa. Dra Monica Ferreira do Amaral Porto 

Diretora de Sistemas Regionais Sabesp

Dra. Sandra Akemi Shimada Kishi 

Procuradora Geral da República da 3ª Região

Sra. Stela Goldenstein

Coordenadora do 2030 Water Resources Group para o Brasil

Encerramento

Profa. Dra. Liedi Bariani Bernucci

Diretora da Escola Politécnica da USP