A  |  A+ |  A-
Professores da FSP-USP debatem alternativas ao SUS no 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde

Sediado remotamente este ano pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e presidido pelo diretor da FSP-USP, Prof. Oswaldo Yoshimi Tanaka, o 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde teve seus trabalhos iniciados oficialmente nesta terça-feira, dia 23 de março, às 9h. A conferencista de abertura, a ativista Jurema Werneck, emocionou participantes de todo o país com uma fala de luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Ontem (22), o prof. Tanaka participou da cerimônia de abertura, iniciada às 16h. A conferência prossegue até o dia 26 de março.

Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o encontro traz como tema “O SUS e o projeto civilizatório: cenário, alternativas e propostas” e conta com a participação de diversos docentes da FSP-USP. 

A professora Marília Louvison, da FSP-USP, coordena nesta terça-feira  (23) o Eixo sobre Redes de Atenção na regulação do acesso, a partir das 14h15. Louvison também será palestrante na mesa redonda Política, Gestão e Redes de Atenção no Brasil, no mesmo dia, a partir das 18h.

Na quarta-feira, dia 24 de março, a partir das 9h, a atividade Prospecções no enfrentamento da COVID-19 no Brasil terá a participação do prof. Gonzalo Vecina Neto, da FSP-USP. No mesmo horário acontece paralelamente a mesa redonda Economia Política do Financiamento da Saúde no Brasil: alternativas ao neofascismo e ultraneoliberalismo, com a participação do prof. Áquilas Mendes, também da Casa. 

Também no dia 24, o pesquisador Daniel de Araújo Dourado, do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa), da FSP, fala na mesa redonda Crise institucional e judicialização das relações federativas no Brasil: impasses e perspectivas. No encerramento das atividades do dia 24, o Grande Debate traz o tema “Há futuro para a democracia no Brasil?”, com a coordenação do Prof. Tanaka, da FSP-USP. 

O Prof. Tanaka também coordena a mesa redonda Planejamento, avaliação e gestão na conjuntura atual – o que temos na bagagem e o que precisamos inventar, marcada para o dia 25, às 9h. Nesse dia, o Prof. Tanaka será palestrante durante os lançamentos da Editora Hucitec, “Atenção Primária e Atenção Especializada no SUS: análise das redes de cuidado em grandes cidades brasileiras” e “O Método Apoio como ferramenta de prevenção e enfrentamento da judicialização da saúde no SUS”, a partir das 15h45.

Segundo os organizadores, a previsão é reunir de forma remota mais de mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes, trabalhadores da saúde e integrantes de movimentos sociais.

Acompanhe as sessões abertas pela TV Abrasco, o canal da Abrasco no YouTube. As sessões técnicas requerem inscrição para acessar a plataforma do evento.