A  |  A+ |  A-
Centro Colaborador da FSP-USP emite parecer técnico sobre a fluoretação da água de abastecimento público

O Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL), sediado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, reuniu um grupo de pesquisadores e especialistas para elaborar, com base nas evidências científicas, uma síntese sobre aspectos epidemiológicos relacionados à distribuição da cárie dentária na população brasileira. O parecer técnico foi solicitado pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), autarquia federal responsável por fiscalizar o exercício das profissões odontológicas e por zelar pelo cumprimento das normas éticas da área.

Além da síntese epidemiológica, o parecer aborda aspectos sobre os benefícios e possíveis riscos à população decorrentes da estratégia de saúde pública quanto à fluoretação da água de abastecimento público. O documento ressalta questões como a importância desta prática de saúde pública e da vigilância da qualidade da água para consumo humano. 

“A fluoretação da água é uma tecnologia que vem sendo alvo de constantes ataques na internet e nas redes sociais, com apelos de fundo emocional e conteúdo de pseudociência, razão pela qual é importante prover à sociedade conteúdos confiáveis e com base em evidência científica”, explica o Prof. Paulo Frazão, coordenador do CECOL-USP e membro da Comissão de Políticas Públicas do CROSP.

O documento sobre a política pública foi divulgado no dia 8 de abril de 2021 e está  disponível neste link: https://bit.ly/3tfClhF