A  |  A+ |  A-
“Os direitos da natureza como caminho para o bem viver” trará reflexões sobre a exploração dos recursos naturais, neste 27 de abril
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Em seu livro “Sociedade de risco: Rumo a uma outra Modernidade” (Editora 34), o autor Ulrich Beck enfatiza a oposição entre natureza e sociedade como sendo uma construção do século XIX. Beck mostra ainda que a sociedade moderna passou a enxergar a natureza como um objeto de exploração para atender às necessidades humanas. Nesta visão, a elite europeia passa a explorar os recursos naturais em suas Colônias, entrando muitas vezes em conflito com a visão pré-existente das comunidades tradicionais. Neste webinar, o professor Fernando Dantas, especialista da Rede de Conhecimentos da ONU “Harmônia com a Natureza”, é o convidado que irá discutir a implantação dos direitos da natureza no Brasil e as possibilidades desta visão para a melhoria da saúde coletiva.

Marcado para o dia 27 de abril de 2021, das 14h às 16h30, este encontro terá como debatedor Rodrigo Botero, diretor da Fundación para la Conservación y Desarollo Sostenible da Colômbia. As mediadoras são a doutoranda e a doutora em Saúde Pública pela FSP-USP, respectivamente, Denise Piccirillo B. Da Veiga e Dóris Jimena Roncancio Benitez.

Ao longo de sua transformação tecnológico-industrial e de sua comercialização global, a natureza se converteu em pré-requisito indispensável do modo de vida no sistema industrial. Segundo o autor, “contra as ameaças da natureza externa, aprendemos a construir cabanas e a acumular conhecimentos. Diante das ameaças da segunda natureza, absorvida no sistema industrial, vemo-nos praticamente indefesos. 

Perigos vêm a reboque do consumo cotidiano. Eles viajam com o vento e a água, escondem-se por toda a parte e, junto com o que há de mais indispensável à vida – o ar, a comida, a roupa, os objetos domésticos -, atravessam todas as barreiras altamente controladas pela proteção da modernidade.” 

Assim, Beck enfatiza que a sociedade moderna passou a enxergar a natureza como um objeto de exploração para atender às necessidades humanas e é com essa visão que a elite europeia passa a explorar os recursos naturais em suas Colônias, entrando muitas vezes em conflito com a visão pré-existentes das comunidades tradicionais.

Atualmente, os países da América Latina protagonizam o processo de decolonialismo e retomada dos saberes e ideais das comunidades tradicionais. Como centro dessa discussão no continente estão as ideias da Pachamama e do Buen Vivir, onde a natureza passa a ser enxergada como sujeito de direitos (e não mais apenas objeto), ressaltando a dependência entre diversidade cultural e a diversidade biológica, o ser social e o ambiente em que ele habita. Reconhecer a Natureza como sujeito de direitos gera uma mudança nas formas de julgamento de questões ambientais (e suas consequências sociais) dentro do âmbito jurídico e, consequentemente, nos aspectos relacionados a gestão, conservação, sustentabilidade e saúde ambiental. 

 

Transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube

 

“Os direitos da natureza como caminho para o bem viver”

Data: 27 de abril de 2021

Horário: das 14h às 16h30

Mediação

Denise Piccirillo B. Da Veiga – Doutoranda em Saúde Pública pela FSP-USP

Dóris Jimena Roncancio Benitez – Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP

Palestrante

Fernando Antônio de Carvalho Dantas – Professor Titular da Universidade Federal de Goiás.

Debatedor:

Rodrigo Botero –  Diretor da Fundación para la Conservación y Desarollo Sostenible, de Colombia. Zootecnista pela Universidad Nacional de Colombia e Mestre em sistemas agrários pela Universidad Javeriana.