A  |  A+ |  A-
Nova edição da Revista de Direito Sanitário adota sistema de publicação contínua de artigos

Primeira publicação científica brasileira a tratar de temas do Direito Sanitário, a Revista de Direito Sanitário segue firme em sua missão de divulgar o conhecimento e fomentar discussões de questões relacionadas a este campo interdisciplinar do direito, com o compromisso de se manter um espaço plural, democrático  e  científico.

Atenta às mudanças que vêm acontecendo com revistas científicas do mundo todo, a Revista de Direito Sanitário passou a adotar o sistema de publicação contínua de artigos, o que dará mais celeridade à divulgação dos trabalhos e permitirá a publicação de mais artigos por ano.

A nova forma de publicação de artigos significa uma mudança na periodicidade da revista, que deixa de ter três edições publicadas ao longo do ano. A partir de agora, a revista irá fechar um volume anual, iniciando com este volume 21.

Imagem: Pixabay

Três trabalhos abrem esse volume e, como sempre, dão mostras da amplitude do Direito Sanitário. O artigo “COVID-19: parâmetros internacionais, federalismo e a atuação internacional dos estados e municípios” trata da adoção das políticas de saúde “sugeridas pelos parâmetros internacionais de enfrentamento da pandemia” pela União, estados, municípios e Distrito Federal, considerando “as ações  paradiplomáticas despertadas e suas consequências  para o sistema federalista brasileiro”.

No artigo “A judicialização de cirurgia bucomaxilofacial e o sistema de assistência à saúde dos servidores públicos de Pernambuco”, os autores apresentam os resultados da análise de  processos judiciais envolvendo órteses, próteses e materiais especiais em cirurgia bucomaxilofacial contra o Sistema de Assistência dos  Servidores de Pernambuco. Os autores destacam a necessidade de se fortalecer os núcleos de assistência técnica em saúde, disponíveis para o Poder Judiciário, “a fim de subsidiar os julgadores e assegurar uma maior eficiência na solução das demandas”.

A judicialização também é tema do artigo “Gastos com a judicialização de medicamentos: uma revisão integrativa”, que apresenta um  “levantamento bibliográfico acerca dos gastos com a aquisição de medicamentos via demandas judiciais”. Um ponto importante destacado pelas autoras do trabalho é a “baixa presença  dos medicamentos pedidos judicialmente nas listas oficiais”, como a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

A Revista de Direito Sanitário oferece acesso livre e gratuito a todo o seu conteúdo e está disponível em: www.revistas.usp.br

Fonte: Jornalista Débora Martins – REDISAN.