A  |  A+ |  A-
Levantamento mostra o SUS encabeçando a lista dos melhores serviços públicos de São Paulo

“SUS aparece pela primeira vez entre os melhores serviços públicos de São Paulo” é o título da matéria publicada na Revista São Paulo, do jornal Folha de S. Paulo, e que contou com a participação do professor Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP.

“Houve uma espécie de campanha de valorização do SUS nas TVs e nos jornais. Antes da pandemia, era mais comum ver nesses meios só os defeitos do sistema”, citou o professor na matéria, publicada no dia 29 de abril. 

Poupatempo e Metrô, que geralmente lideram a lista, receberam 12% e 11% das menções, respectivamente. É a primeira vez que o SUS lidera o ranking, tendo ficado com 13% das menções. A pesquisa, realizada anualmente pelo Datafolha desde 2015,  mostra o SUS com 6% das menções em 2020.

O professor Akerman atribui essa classificação ao fato de o SUS estar em evidência durante a pandemia e também porque algumas atitudes contribuíram para valorizar o serviço, como o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta e sua equipe aparecendo de colete do SUS nas entrevistas coletivas à imprensa, conforme depoimento ao jornal.

 

Leia a matéria completa aqui.

 

Fonte: Revista São Paulo, Folha UOL, de 29 de abril de 2021