ABRASCO indica docentes da FSP-USP para Comitês de Assessoramento (CA) do CNPq.

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO , informa que está em andamento o processo de renovação dos Comitês de Assessoramento (CA) do CNPq. Até o dia 15/05/2021. A Plataforma Integrada Carlos Chagas receberá indicações da Comunidade Científica Nacional para que Pesquisadores nível 1, Sociedades Científicas e Associações Civis possam indicar os seus representantes. Estão abertas vagas para o CA de Saúde Coletiva e Nutrição (CASN).

Foto: ASCOM;FSP-USP.

Sendo assim, A ABRASCO, para contribuir com o fortalecimento da representação da Saúde Coletiva junto ao CNPq, consultou seus pesquisadores associados elegíveis considerando as vagas nas áreas de conhecimento que precisam ser renovadas (Política, Planejamento e Gestão e Ciências Sociais e Humanas). Desta forma, a ABRASCO fez contato com as pesquisadoras Suely Deslandes, Mariângela Cherchiglia e Frida Fischer, e estas aceitarem serem indicadas pela entidade. A mesma consulta foi feita com pesquisadores associados da área da Nutrição, na qual aceitaram ser indicadas: Denise Gigante, Rosely Sichieri e Patrícia Jaime.

A Profa. Frida Marina Fischer é bióloga e Professora Titular do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e realiza pesquisa e ensino na área de Saúde Coletiva, Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, doenças relacionadas ao trabalho, organização do trabalho, trabalho em turnos e noturno, envelhecimento funcional precoce (early aging), trabalho de jovens adultos e de adolescentes. Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais (CNPq, CAPES, FAPESP, entre outras). Parecerista ad hoc de vários periódicos nacionais e internacionais. Em 2012 recebeu o título de Fellow da International Ergonomics Association. Em setembro de 2019 recebeu o título de Fellow da Working Time Society. Bolsista de Produtividade do CNPq, IB.

A Profa. Patrícia Constante Jaime, é Nutricionista e Professora titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) e faz pesquisas no campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: programas e políticas de alimentação e nutrição, ambiente alimentar, promoção da alimentação saudável e atenção primária em saúde. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq – Pq1D. (Texto informado pelo autor)

A atuação dos Comitês é relevante não apenas para o julgamento das propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos, mas também expressa a representatividade da comunidade científica junto à sociedade brasileira. Assim, a ABRASCO convida aos interessados para participarem deste processo.

As indicações individuais poderão ser feitas através deste link: https://bit.ly/3aYn2m3