Treinamento “Práticas seguras em coleta de amostras biológicas e em trabalhos laboratoriais”

As doutoras Geni Rodrigues Sampaio, Liania Alves Luzia e Rosana Aparecida Manólio Soares Freitas, funcionárias do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, ministrarão treinamento intitulado “Práticas seguras em coleta de amostras biológicas e em trabalhos laboratoriais“.

O objetivo do treinamento é prover uma visão objetiva e clara dos cuidados indispensáveis na execução de coleta de amostras biológicas e procedimentos laboratoriais, de forma a minimizar riscos à saúde dos usuários destas técnicas.

Este é direcionado a alunos de iniciação científica, pós-graduação, pós-doutorandos e profissionais que trabalham com coleta de material biológico ou que atuam em laboratórios de pesquisa e/ou de experimentação na Faculdade de Saúde Pública.

O programa didático está dividido em duas etapas:

1 – Boas práticas de pipetagem;

2 – Conceitos relacionados à biossegurança em coleta de amostra biológica e segurança laboratorial, permitindo o aperfeiçoamento para futuras implantações de condutas adequadas às normas vigentes.

Data: 01/06/2021 e 08/06/2021 – 13:30h às 17:30h

Local: Treinamento online – Plataforma Google Meet (link será enviado após confirmação da inscrição)

Número de vagas: 50 alunos

Para se inscrever os interessados deverão enviar e-mail para rosanaso@usp.br

Será enviado via e-mail, aos inscritos, literatura em forma de textos, artigos científicos e trabalhos especializados. Haverá emissão de certificado aos participantes.

Apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária

Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 182 p.

Guia prático em biossegurança e segurança química e biológica / Organizado por Comissão Interna de Biossegurança, Comissão Interna de Segurança Química e Biológica. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 2018. 136p.

Guidance on regulations for the transport of infectious substances 2019–2020. Geneva: World Health Organization; 2019 (WHO/WHE/CPI/2019.20; https://www.who.int/ihr/ publications/WHO-WHE- CPI-2019.20/en/, accessed14 February 2020).

OMS – Organização Mundial da Saúde. Manual de segurança biológica em laboratório. 3a edição. Genebra. 2004.

World Health Organization. Strengthening health security by implementing the International Health Regulations (2005). Biosafety video series (https://www.who.int/ihr/publications/ biosafety- video-series/en/)