A  |  A+ |  A-
Ciclo sobre zoonoses da FSP-USP aborda controle de pernilongos em live no dia 26 de maio
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

A Bioecologia de Culex quinquefasciatus, o Manejo ambiental e controle do Culex quinquefasciatus no rio Pinheiros e as estratégias para despoluição de Rios Urbanos serão os temas do XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública,  deste mês de maio, realizado através de uma parceria entre o Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e o e Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP /SP, com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CeCex), da FSP-USP.

No primeiro tema será feita uma abordagem sintética sobre a bioecologia de Culex quinquefasciatus. Nesta oportunidade serão mostradas imagens das diferentes formas de desenvolvimento do mosquito, enfatizando seu ciclo de vida na natureza, bem como, sua relação com o ambiente e com o homem. Apresentar-se-ão os principais fatores determinantes que resultam em superpopulação da espécie. Finalmente serão relatados alguns dos desafios no enfrentamento a este importante culicídeo e exibidas imagens sobre ambientes favoráveis à sua proliferação. Esta fala introdutória será fundamental para se entender as palestras seguintes.

O segundo tema do debate será sobre o rio Pinheiros, com 27 km de extensão, localizado na região sul da cidade de São Paulo, tendo nascente situada nos contrafortes da serra do Mar e foz no rio Tietê. Com a ocupação humana da região, o rio foi bastante retificado e sua bacia hidrográfica ocupada e urbanizada. Como consequência o rio tem água praticamente parada e poluída, que somado à vegetação abundante, fazem do rio e seus afluentes um habitat excepcional para Culex quinquefasciatus. Os cerca de dois milhões de pessoas que vivem na região são continuamente incomodadas devido à alta proliferação destes pernilongos, os quais trazem risco à saúde. Desta maneira, esta segunda palestra, abordará como o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, desenvolveu um projeto, com a participação de diversos setores da sociedade civil, para manejo ambiental do rio com vistas a solucionar o problema. O projeto tem como base a remoção de lixo e vegetação, o monitoramento da população de mosquitos e a aplicação de larvicidas para controle.

Por fim,  a terceira palestra abordará as causas do crescente processo de poluição que os rios Urbanos vem sofrendo, devido aos crescentes movimentos migratórios do campo par os grandes
centros urbanos. Embora ênfase da apresentação seja a região Metropolitana de São Paulo, serão abordados os processos e operações unitárias voltados para despoluição desses corpos de água, de forma genérica.

 

XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses da FSP-USP

Data: 26 de maio de 2021

Horário: 9h30min

  • Mediador:
    Dr. Paulo Roberto Urbinatti – Biólogo e pesquisador do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.

Programação:

  • 9h30 às 09h55 – Bioecologia de Culex quinquefasciatus
    Delsio Natal – Prof. Depto. Epidemiologia – FSP-USP;
  • 10h às 10h25 – Manejo ambiental e controle do Culex quinquefasciatus no rio Pinheiros
    Gladyston Costa – Analista de Saúde -DVZ;
  • 10h30 às 10h55 – Rios Urbanos: estratégias para despoluição
    Pedro Caetano S. Mancuso – Prof. Depto. Saúde Ambiental – FSP-USP

 

Somente receberão certificados as pessoas que preencherem o formulário a partir de 30 minutos antes do evento até 30 minutos após o final do mesmo. O link do formulário fica disponibilizado no chat do evento no YouTube.

Foto da Homepage do Site: Imagem de K L por Pixabay