A  |  A+ |  A-
O papel das universidades nas políticas de promoção da saúde é tema de seminário internacional no dia 25 de maio

O papel das universidades nas políticas de promoção da saúde será o tema de mais um encontro da série de Seminários Internacionais, organizada pelo fórum Promoción de la Salud en la Región de las Américas e o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) da FSP-USP. O encontro acontece no dia 25 de maio, a partir das 10h (horário de Brasília), e contará com a participação de especialistas de diversos países trazendo reflexões sobre a contribuição das Universidades para a formulação de políticas públicas em saúde e políticas institucionais voltadas ao compromisso de fortalecer as universidades promotoras de saúde. 

Serão apresentadas reflexões e sobre o lugar de comunicação nesses processos e a necessidade de conceitos apropriados e práticas  de comunicação centrada na comunidade, com formas de comunicação que favoreçam o trabalho com pessoas, as relações horizontais, a participação, a co-responsabilidade e a coprodução em saúde. 

O debate trará as experiências de diversos  países quanto à participação na formulação de políticas institucionais e de saúde. Convidamos o público a assumir papéis ativos

que levam à formalização de apostas estatais e institucionais por um desenvolvimento da saúde e da vida. 

Questões para orientar a reflexão:

  • Como as Universidades Promotoras da Saúde contribuem para a formulação de políticas públicas saudáveis?
  • Como as Universidades Promotoras da Saúde podem liderar movimentos visando alcançar o bem-estar social nas comunidades e não apenas bem-estar universitário ou do aluno?
  • Como fortalecer os laços comunitários das universidades e sua contribuição para local?
  • Que aprendizagens derivam das experiências apresentadas?
  • Que desafios são colocados para as universidades no contexto da pandemia devido a COVID-19?

 

Imagem na home: Faculdade de Saúde Pública; Wikimedia Commons/Reinaldo Bertelli 

 

El rol de las universidades en las políticas de promoción de la salud

Data: 25 de maio de 2021

Horário: 10 h (horário de Brasília); 8 AM na Colômbia

Transmissão pelo zoom no link: https://us02web.zoom.us/j/81671690927

Palestrantes

Ana Mercedes Martínez Pérez – doutora em Ciência Política e Sociologia, com especialização em Antropologia Social (1998) pela Universidade Complutense de Madrid. Coordenadora do Programa Universidade Saudável da Universidade Rey Juan Carlos, onde atua como professora e pesquisadora desde 2003. Professora de Antropologia Médica na Universidade das Américas, Quito, e fundadora da Rede Equatoriana de Universidades promotoras de saúde e bem-estar durante sua estada de cooperação internacional no Equador (2014-19).

Maria Constanza Granados Mendoza – Consultora em promoção da saúde; Conselheira Fundadora da Rede Colombiana IES e Universidades Promotoras de Saúde. Coordenadora do Processo Colaborativo de Promoção da Saúde na Região das Américas. Professora na Pontificia Universidad Javeriana; Universidade Nacional da Colômbia

Apresentação de cases

Aliança Universitária pelo Direito Humano à Alimentação Adequada (ALUDHAA) – consolida  a união de 15 universidades públicas e privadas na Colômbia, com base no trabalho de quase 30 professores especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional e Nutrição Pública.

Natalia Elisa Tobón Gómez – Nutricionista pela Universidade de Antioquia. É coordenadora e co-fundadora do Programa de Nutrição e Dietética e professora na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Oriente (UCO).

Ivan Andrés Ramírez Noy –  Nutricionista pela Universidade Nacional da Colômbia.  Professor designado ao programa de Mestrado em Segurança Alimentar e Nutricional da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional da Colômbia. Membro do Observatório de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (OBSSAN) da Universidade Nacional da Colômbia.