Novo instrutivo da Prefeitura de São Paulo para priorização de doses da vacina contra a COVID-19

A partir de hoje, 14 de junho de 2021, estão aptos a receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19 pessoas com 58 e 59 anos de idade no Município de São Paulo. No dia 16 de junho estarão aptas as pessoas de 55 a 57 anos de idade. Os novos públicos prioritários e outros detalhes constam no 26º Instrutivo sobre novos grupos, idades e prazos de vacinação contra a COVID-19, divulgado pela Prefeitura Municipal de São Paulo – PMSP/ SMS / SEABEVS / CAB / COVISA.

Desde o dia 10 de junho, foram incluídas no calendário as pessoas com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), acima de 18 anos, incluindo as que possuem: 1) limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; 2) indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; 3) indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos/ 4) indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola. Segundo o documento, a partir de 11 de junho, poderão receber a vacina os profissionais da Educação de 18 a 44 anos de idade, conforme anexo 3 do 25º Instrutivo Instrutivo sobre novos grupos, idades e prazos de vacinação contra a COVID-19 divulgado pela Prefeitura Municipal de São Paulo – PMSP/ SMS / SEABEVS / CAB / COVISA.

No dia 9 de junho, estavam recebendo a vacina os profissionais da Educação com 45 e 46 anos de idade, conforme anexo 3 do 24º Instrutivo sobre novos grupos, idades e prazos de vacinação contra a COVID-19 divulgado pela Prefeitura Municipal de São Paulo – PMSP/ SMS / SEABEVS / CAB / COVISA. Além disso, também desde o dia 9 de junho, a vacinação de pessoas em situação de rua foi ampliada para todos acima de 18 anos.

No dia 07 de junho, começaram a ser vacinadas as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente beneficiários do BPC com 18 anos e mais. Nesta mesma data, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), acima de 18 anos, sem comorbidades, também já estavam aptas a ser vacinadas no município.

A vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidade iniciou no dia 10 de junho, com a meta de beneficiar 400 mil mulheres. No mesmo dia, começaram a ser vacinadas cerca de 1 milhão de pessoas com deficiência mas que não possuem Benefício de Prestação Continuada. Os professores e profissionais de educação com idade entre 18 e 46 anos começaram a ser vacinados a partir de sexta-feira, dia 11 de junho.

Uso de doses remanescentes

A partir dia 07 de junho de 2021, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunização, após vacinado o público-alvo estabelecido nos respectivos instrutivos, caso haja dose remanescente próximo ao término das atividades do serviço de saúde, serão vacinados os seguintes grupos:

– Pessoas com deficiência permanente, com mais de 18 anos de idade, moradores do território da unidade de saúde.

– Acadêmicos em Saúde em estágio, independente do período de formação, das categorias profissionais descritas no Anexo 1.

– Estudantes de área técnica em saúde em estágio, independente do período de formação, nas categorias profissionais descritas no Anexo 1.

– Pessoas com mais de 50 anos de idade.

Antecipação do calendário de vacinação no estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou no domingo (13 de junho) a antecipação da vacinação contra a COVID-19 para o público em geral, segundo faixas etárias. Em média, cada faixa etária teve sua projeção de vacinação antecipada em cerca de 30 dias, em comparação com o calendário divulgado anteriormente na terça-feira (8).

O novo cronograma estadual tem o objetivo de vacinar toda a população com 18 anos de idade e mais, com pelo menos uma dose de vacina contra o coronavírus, até setembro de 2021.

Segundo as projeções, as novas datas deverão ser as seguintes:

Influenza

A 24ª Campanha Municipal de Vacinação Contra Influenza, iniciada em 12 de abril de 2021 na cidade de São Paulo, segue a priorização de novos grupos. A partir do dia 09 de junho, iniciada a Fase 3 de priorização de doses, estarão recebendo a vacina contra a gripe:

• Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Forças de segurança e salvamento e forças armadas
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
  • População privada de liberdade

Imagem na home: Creative Commons

O Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP divulga em seu site os detalhes dos novos Instrutivos para vacinação contra a COVID-19 e contra a Influenza.  A unidade abre das 7h às 19h e oferece vacinas das 7h à 17h, inclusive pelo sistema drive thru.  Telefones: (011) 3061-7721/3061-7997; E-mail:  csgps@usp.br;

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 925 – Sumaré, São Paulo – SP.