A  |  A+ |  A-
“O papel da promoção da saúde na redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas” é tema de seminário internacional no dia 12 de outubro

Em mais um encontro promovidos pelo fórum Promoción de la Salud en la Región de las Américas e o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) da FSP-USP, especialistas da Bolívia e da Colômbia debatem “O papel da promoção da saúde na redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas”. O encontro acontece no dia 12 de outubro, a partir das 10h (horário de Brasília) e terá transmissão pela plataforma Zoom no link:

O objetivo do fórum é analisar as potencialidades da promoção da saúde para o trabalho informado dos sistemas nacionais de saúde, a fim de reduzir os impactos das mudanças climáticas na saúde humana. O encontro tem como base os capítulos de um livro que vem sendo construído pelo fórum. Além das bases e fundamentos das mudanças climáticas, o capítulo aborda a vulnerabilidade da saúde às mudanças climáticas e a promoção da saúde como ferramenta de adaptação e resiliência às mudanças climáticas.

O debate parte de algumas perguntas de reflexão:

O que é mudança climática?
Como as mudanças climáticas afetam a saúde?
Como a promoção da saúde pode contribuir para reduzir os impactos das mudanças climáticas

 

Seminário internacional “O papel da promoção da saúde na redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas”

Data: 12 de outubro de 2021

Horário: 10h (Horário de Brasília)

Transmissão pelo Zoom no link: https://bit.ly/3l8gzL0

 

Palestrantes

Marilyn Aparicio EffenProfessora e pesquisadora Emérita; chefe da Unidade de Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Saúde (UCCLIMAS) do Instituto Boliviano de Biologia da Altitude (IBBA) da Faculdade de Medicina da Universidade Mayor de San Andrés de La Paz, Bolívia. Coordenadora e tutora do “Módulo de Mudanças Climáticas, Desenvolvimento e Modelos de Saúde” do Programa de Líderes Internacionais de Saúde da OPAS / OMS em Washington, Estados Unidos.

Juan Eduardo Guerrero Espinel – Professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidad de Antioquia, Colômbia. Especialista em Sistemas e Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, Brasil.  Conselheiro do Programa de Líderes em Saúde Internacional da OPAS / OMS. Coautor do Modelo Conceitual de Saúde Internacional da OPAS / OMS. Coordena o grupo de Atenção Primária à Saúde da Associação Colombiana de Saúde Pública.

Moderadora

Maria Constanza Granados Mendoza – Psicóloga. Coordenadora do Processo Colaborativo de Promoção da Saúde na Região das Américas. Professora da Pontifícia Universidad Javeriana – Universidade Nacional da Colômbia.

Foto da homepage: Imagem de Thanks for your Like • donations welcome por Pixabay