A  |  A+ |  A-
Sociedade de Dermatologia homenageia pesquisador do Centro de Saúde da FSP-USP que detectou aumento de casos de ISTs durante a pandemia

A Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo homenageou o Dr. Luiz Jorge Fagundes, responsável pelo Ambulatório de Dermatologia Sanitária do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CS) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com Certificado de Honra ao Mérito, por seu destaque no meio acadêmico, científico, assistencial e associativo na Dermatologia Paulista.

A homenagem se deu durante a Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo, que ocorreu durante os dias 30 e 31 de outubro em São Paulo de forma online.

O Dr. Luiz Jorge Fagundes é Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da USP e, à frende da área de Dermatologia do CS-FSP-USP, dedicou 47 anos à área de Dermatologia Sanitária, coordenando estágios de cerca de 4.215 Residentes de diversas especialidades, além de ser responsável pela reestruturação que foi realizada no setor de Dermatologia do Centro de Saúde.

Durante a cerimônia de premiação, foi apresentado um vídeo com depoimento do Dr. Fagundes, relatando seu trabalho no Centro de Saúde e as consequências da pandemia na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Segundo o Dr. Jorge, no início da pandemia, os poucos serviços que atendiam casos das ISTs passaram a dirigir sua atenção para a COVID-19, levando esse público portador de ISTs, em sua maioria, a ficar sem atenção. “Mas no Serviço de Dermatologia do CS-FSP-USP continuamos o atendimento de casos de ISTs mesmo durante a pandemia”, afirma Fagundes.

O Prof. Fagundes relata que, durante a pandemia, o Serviço, sob sua coordenação, aproveitou para fazer um levantamento sobre a ocorrência de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) do ano de 2019 , comparando ao ano de 2020 com pacientes entre 15 a 25 anos de idade e foi constatada nesta faixa etária um aumento de 11,3% no número de casos de ISTs.

Segundo o Dr. Fagundes, “isso significa que, durante a pandemia, este público não prestou atenção nem ao distanciamento social e não se importou com o uso de preservativos”.

Em seu depoimento, o Dr. Fagundes relata ainda que no mesmo ambulatório foi realizado outro levantamento entre homens e mulheres com ISTs, com um público acima de 60 anos de idade, e foi constatado que houve um aumento de 6,2% no número de casos. Para Fagundes, esse resultado revela que “mesmo nesta faixa etária, não houve a preocupação de isolamento social e tampouco com as medidas de prevenção, como fazer o uso de preservativos”.

  • Assista aqui o vídeo com o  depoimento do Dr. Fagundes, durante a premiação.

Mais informações sobre ISTs ou sobre a premiação, com o Dr. Fagundes, pelo e-mail: ljfagundes@uol.com.br

 

Foto da homepage: Vídeo da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo.