A  |  A+ |  A-
COVID-19 evidenciou racismo estrutural com piores indicadores entre idosos periféricos, traz podcast “Saúde É Pública”

A população negra possui menor expectativa de vida, menor acesso a serviços de saúde, menor escolaridade e renda, além de maior prevalência de diversas doenças. Esses indicadores, segundo o pesquisador Roudom Ferreira Moura, apenas evidenciam o racismo institucional e estrutural da sociedade brasileira. Mais do que lembrada durante as celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, essa realidade precisa ser debatida justamente para ser combatida.

Roudom defendeu em junho sua tese “Idosos brancos e negros da cidade de São Paulo: desigualdades das condições sociais e de saúde”, pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e concedeu entrevista sobre o tema no 11º episódio do “Saúde É Pública”.

Sob orientação do Prof. José Leopoldo Ferreira Antunes, a tese buscou identificar fatores determinantes das disparidades sociais e de saúde em idosos não institucionalizados da cidade de São Paulo. O que o pesquisador encontrou foi uma reafirmação do racismo institucional e estrutural da sociedade brasileira, apenas evidenciada nos números, como mostra na entrevista. 

“A gravidade da COVID-19, por exemplo, tem sido muito maior entre idosos negros moradores de periferias paulistanas, mesmo tendo sido a população branca a maior acometida pela doença”, exemplifica Roudom. 

Os indicadores não são ainda piores por conta da subnotificação, sendo este também um indicativo do racismo institucional, já que há complicações na autodeclaração do dado raça-cor.

Para combatermos efetivamente o problema, precisamos estudar mais, pesquisar mais e publicizar mais esses dados, a fim de propor políticas afirmativas capazes de combater o racismo institucional e estrutural, afirma o pesquisador.

 

Acompanhe a entrevista completa na sua plataforma preferida de podcasts. Os episódios também começaram a ser veiculados no canal da FSP-USP no YouTube. Inscreva-se no canal e não perca as entrevistas!

 

Saúde É Pública – o podcast da FSP-USP

Episódio 11: “Idosos brancos e negros da cidade de São Paulo: desigualdades das condições sociais e de saúde”

Participação:  Prof. Roudom Ferreira Moura

Ouça na sua plataforma preferida.

Link no Spotify: https://spoti.fi/3FILLYO 

Link no Anchor: https://anchor.fm/saudepublicafsp-usp

Link no YouTube: https://youtu.be/DKEuclMKdhI