O dia 27 de abril de 1999 marca o início das atividades da ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. São poucas décadas de vida, para um dos órgãos reguladores mais destacados dos últimos tempos no Brasil. A ANVISA, junto com as vacinas e outros temas sobre COVID-19, passou a ser um dos grandes assuntos midiáticos durante a pandemia.
Mas, afinal, qual é mesmo o papel deste organismo? Para que e para quem ele serve? Será que essa agência emperra ou dinamiza o processo produtivo? O professor Gonzalo Vecina, um dos fundadores e primeiro presidente da instituição, é quem discute sobre essas e muitas outras questões, em entrevista ao Saúde É Pública, o podcast da FSP-USP.
Professor do Departamento Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, Vecina conta que a ANVISA é uma conquista social que veio num momento em que o mercado brasileiro passava por difíceis disputas sobre medicamentos, serviços de saúde e contaminantes químicos, para citar alguns exemplos.
O “acidente” com Césio 137 em Goiânia (GO) e a tragédia da hemodiálise em Caruaru (PE) são alguns dos episódios citados por Vecina para lembrar o panorama e a insegurança institucional em que o Brasil estava mergulhado no final da década de 1990, uma história que vale a pena conhecer e relembrar.
O professor Gonzalo Vecina é um dos mais renomados sanitaristas da atualidade e, junto com o contexto da criação da ANVISA, ele conta um pouco da sua própria trajetória. Vale a pena ouvir a entrevista.
Os episódios também começaram a ser veiculados no canal da FSP-USP no YouTube. Inscreva-se no canal e não perca as entrevistas!
Saúde É Pública – o podcast da FSP-USP
Episódio: “Precisamos de uma agência reguladora em saúde?”
Participação: Prof Gonzalo Vecina Neto
Ouça na sua plataforma preferida.
Link no Spotify: https://spoti.fi/3dxTIUE
Link no Anchor: https://anchor.fm/saudepublicafsp-usp